quarta-feira, 23 de abril de 2008

Web 2.0 movimentará US$ 4,6 bi em 2013

Levantamento da Forrester prevê ainda que haverá uma forte onda de consolidação de fornecedores

CIO (EUA)
23/04/2008

O mercado de compras de tecnologias para Web 2.0 tal como blogs, wikis e redes sociais alcançará US$ 4,6 bilhões em 2013, segundo previsão da Forrester Research divulgado ontem (21/04) nos Estados Unidos.Oliver Young o analista que escreveu o estudo, diz que o número de fornecedores com ofertas de softwares de Web 2.0 deverá encolher durante os próximos anos enquanto concorrentes de peso como IBM e Microsoft se firmarão no mercado. O relatório identificou que a “Web 2.0” consiste em sete categorias: blogs, mashups, podcasting, RSS, redes sociais, widgets e wikis. A Forrester considerou a compra dessa tecnologia tanto para uso externo como interno (como wikis corporativas que somente os funcionários podem acessar). A pesquisa incluiu empresas da América do Norte, Europa e Ásia Pacífico. O relatório indica que o mercado de tecnologia para Web 2.0 está próximo de um salto abrupto para alcançar os US$ 4,6 bilhões previstos. Em 2008, indica o relatório, as empresas com mais de mil funcionários vão gastar apenas US$ 764 milhões com tecnologias de Web 2.0. Isso significa dizer que os gastos crescerão a uma taxa anual de 43%, e segundo Young mais e mais empresas terão que encarar essas tecnologias da forma com que encaram, por exemplo, o pacote Office hoje: “é essencial, e simplesmente estará lá.”Young também enfatiza que os US$ 4,6 bilhões, que a primeira vista podem parecer muito, significam uma diminuta fração (cerca de 1% ou menos) do mercado de software corporativo. “Na verdade, esse valor não é alto.”O relatório apontou que 56% das empresas da América do Norte e Europa disseram que a Web 2.0 “está na agenda” para 2008.Na corrida para prover essas tecnologias, a grande base instalada do SharePoint da Microsoft será uma grande vantagem para a companhia, diz Young. “Mas as empresas não o compram apenas [o SharePoint] para blogs e wikis,” complementa o analista. “As empresas o compram para um monte de coisas – como gerenciamento de arquivos -, mas essas tecnologias simplesmente se infiltrarão.”Muitos fornecedores de Web 2.0, tais como Jive Software, Socialtext, e Atlassian já desenharam seus produtos para se integrarem com a SharePoint na esperança de que os clientes escolham seus produtos e o interliguem, mais do que adotem as soluções “fora-da-caixa” da Microsoft.

Nenhum comentário: