quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Jornal Economia em Notícia - Edição 39

Crise já afeta o crédito no Brasil, afirma Anefac

Rodrigo Postigo
02/10/2008
A crise iniciada no Estados Unidos já afeta o crédito no Brasil, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Associação de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). De acordo com a Anefac, as instituições financeiras estão mais seletas no momento de autorizar o crédito. "(As instituições) estão mais atentas ao grau de endividamento dos consumidores. Em muitos casos, além de uma maior seletividade, já se observam maiores restrições aos financiamentos", diz a associação no estudo.
Outro ponto destacado no levantamento foi que as taxas de juros das operações de crédito subiram em setembro. Segundo a pesquisa, o valor para pessoa física passou de 7,39% ao mês (135,27% ao ano) em agosto para 7,45% (136,85% ao ano) no mês passado.
Na pessoa jurídica a taxa média de juros passou de 4,27% ao mês (65,16% ao ano) para 4,33% ao mês (66,31% ao ano).
Além disso, a Anefac constatou uma redução dos prazos de financiamentos em cerca de 12 meses, tendo no caso de veículos os prazos sido reduzidos de 72 meses para 60 meses.

Comércio sem dólar entre Brasil e Argentina será lançado nesta quinta-feira

Repórter Diário / Marina Guimarães
02/10/2008
O lançamento oficial do Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML) no comércio entre a Argentina e o Brasil, previsto inicialmente para sexta-feira, foi antecipado esta quinta-feira (2), às 19 horas, na sede do Banco Central da Argentina. A solenidade seria realizada somente pelos presidentes dos bancos centrais de ambos os países, Henrique Meirelles do Brasil, e Martín Redrado da Argentina, mas a presidente da Argentina Cristina Kirchner também decidiu estar presente, segundo uma fonte da Embaixada do Brasil.Meirelles vai desembarcar em Buenos Aires às 17 horas e seguirá diretamente para a residência do embaixador Mauro Vieira, de onde partirão juntos para o BC, na city portenha. O SML vai permitir a eliminação do dólar nas transações de comércio internacional entre os dois países e os exportadores brasileiros e argentinos poderão negociar suas compras e vendas em reais e pesos a partir da Segunda-feira.Segundo informações do BC argentino, todos os bancos que tenham conta de reserva na autoridade monetária poderão se habilitar para operar no SML. Os exportadores não vão precisar de documentação adicional, exceto pelo registro da operação em reais ou pesos. As transações serão calculadas com base em um câmbio específico que será calculado e divulgado diariamente, com base nas cotações real/dólar (Ptax) e peso/dólar (taxa de referência divulgada pelo BC argentino).Os BCs não vão cobrar taxa das entidades financeiras para realizar o serviço de clearing. A expectativa é de que essa redução de custo seja repassada aos operadores, assim como a do uso do câmbio de referência, que será mais baixo que o câmbio do mercado. A liquidação financeira das operações será realizada em três dias úteis. A eliminação do dólar no comércio bilateral foi proposta em julho de 2006, durante a cúpula dos presidentes do Mercosul, realizada na cidade argentina de Córdoba, pela então ministra de Economia, Felisa Micelli.A proposta foi aceita pelo ministro Guido Mantega como parte do projeto político de integração do Mercosul. Os técnicos da área econômica de ambos os governos vêm trabalhando para superar as barreiras burocráticas, técnicas e jurídicas para a implantação de um sistema de pagamentos único. Segundo Mantega, o SML vai reduzir os gastos financeiros das transações, beneficiando os pequenos e médios produtores dos dois países.

Brazil stocks, real slump on bailout vote jitters

Wed Oct 1, 2008 10:59am EDT
SAO PAULO, Oct 1 (Reuters) - Brazil's stock market and currency fell early on Wednesday, mirroring losses on Wall Street as jittery investors awaited a U.S. Senate vote on a revamped plan to rescue the crisis-hit financial industry.
The Bovespa index .BVSP of the Sao Paulo Stock Exchange was down 3.11 percent at 47,998.85 points, a day after surging 7.63 percent on hopes that leaders in Washington would eventually agree on a $700 billion bailout plan for banks.
The Brazilian real BRBY fell in tandem with the stock market, weakening 1.7 percent to 1.939 per dollar. On Tuesday, the real rallied 3 percent, rebounding from a 5.7 percent plunge that pushed it to a one-year low.
The U.S. Senate is slated to vote later on Wednesday on a revised version of the bailout plan, which is aimed at halting the worst financial crisis since the Great Depression. The vote follows a stunning defeat for the bill in the U.S. House of Representatives that sent global markets reeling on Monday.
"All eyes are on the U.S. Senate vote," said Marcelo Voss, chief economist at Liquidez brokerage in Sao Paulo. "It's generating uncertainty."
With investors already on edge about the fate of the rescue package, a report showed that the U.S. manufacturing sector contracted further in September, heightening concerns about the health of the economy and the outlook for corporate profits.
Interest-rate futures <0#dij:> on the BM&F commodities and futures exchange crept lower across the board, reflecting the view that falling commodities prices may put the brakes on inflation. Lower inflation would take pressure off Brazil's central bank to keep raising interest rates.
At the stock exchange, state-run energy company Petrobras (PETR4.SA: Quote, Profile, Research, Stock Buzz) led the Bovespa index lower. The stock, the heaviest weighted in the index, was down 4.1 percent at 33.66 reais as world oil prices fell below $100 a barrel.
Mining giant Vale (VALE5.SA: Quote, Profile, Research, Stock Buzz), the second heaviest weighted stock in the index, slumped 4.74 percent to 31.16 reais as prices for copper and industrial metals came under pressure as the U.S. dollar rallied against a global basket of currencies.
Banking shares also tumbled as concerns mounted about the fate of the financial industry in the United States. Banco Bradesco (BBDC4.SA: Quote, Profile, Research, Stock Buzz), Brazil's biggest private-sector bank, fell 4.33 percent to 29.6 reais and Banco Itau (ITAU4.SA: Quote, Profile, Research, Stock Buzz) dropped 4.08 percent to 30.58 reais. (Reporting by Todd Benson and Jenifer Correa)

Senate Passes Bailout Plan; House May Vote by Friday

The New York Times
By CARL HULSE
Published: October 1, 2008
WASHINGTON — The Senate strongly endorsed the $700 billion economic bailout plan on Wednesday, leaving backers optimistic that the easy approval, coupled with an array of popular additions, would lead to House acceptance by Friday and end the legislative uncertainty that has rocked the markets.
In stark contrast to the House rejection of the plan on Monday, a bipartisan coalition of senators — including both presidential candidates — showed no hesitation in backing a proposal that had drawn public scorn, though the outpouring eased somewhat after a market plunge followed the House defeat. The Senate margin was 74 to 25 in favor of the White House initiative to buy troubled securities in an effort to avoid an economic catastrophe.
Only Senator Edward M. Kennedy, who is being treated for brain cancer, did not vote.
The two Senate leaders, Senators Harry Reid, Democrat of Nevada and the majority leader, and Mitch McConnell of Kentucky, the Republican leader, strongly urged their colleagues to approve the plan despite the political risk given public resentment.
“Supporting this legislation is the only way to make the best of a crisis and return our country to a path of economic stability, prosperity and growth,” said Mr. Reid, who asked that senators vote formally from their desks. The presence in the Senate of both presidential candidates in the final weeks of the campaign also gave weight to the moment. The political tension was clear as Senator Barack Obama walked to the Republican side of the aisle to greet Senator John McCain, who offered a chilly look and a brief return handshake.
Mr. McCain did not make remarks on the legislation. Mr. Obama, in his speech, said the bailout plan was regrettable but necessary and he referred to the stock market drop after the House vote. “While that decline was devastating, the consequences of the credit crisis that caused it will be even worse if we do not act now,” he said.
President Bush issued a statement applauding the Senate for its vote in favor of a bill he called “essential to the financial security of every American.” He urged the House to follow suit.
In the House, officials of both parties said they were increasingly confident that politically enticing provisions bootstrapped to the original bill — including $150 billion in tax breaks for individuals and businesses — would win over at least the dozen or so votes needed to reverse Monday’s outcome and send the measure to President Bush.
The stock market reflected nervous jitters over a vote that was to occur after it closed but that could affect the future of many Wall Street workers. The Dow Jones industrial average was off almost 220 points during the day, but recovered to close down just 19.6 points, or 0.2 percent, at 10,831.07.
Besides the tax breaks, senators also made a change that had drawn widespread support in recent days — a temporary increase in the amount of bank deposits covered by the Federal Deposit Insurance Corporation, to $250,000 from $100,000. And the entire package was attached to legislation requiring insurers to treat mental health conditions more like general health problems, a long-sought goal of many lawmakers who demanded such parity.
As the shape of the new bill became more clear Wednesday, some House Republicans and Democrats indicated that the changes were enough to get them to take another look at the measure and perhaps change their minds — even though the new items being added would substantially increase the burden on taxpayers.
Representative John Yarmuth, a Kentucky Democrat who on Monday voted no, said he found the new proposal more acceptable, as did Representative Jim Ramstad, a retiring Republican from Minnesota who voted in opposition as well.
“The inclusion of parity, tax extenders and the F.D.I.C. increases has caused me to reconsider my position,” Mr. Ramstad said. “All three additions have greatly improved the bill.”
Leaders of both parties in the House, who spent much of Wednesday on the phone taking the temperature of lawmakers not scheduled to return until Thursday, said they were identifying other potential converts as well, and were finding a more receptive audience for the revised measure because of the tax package and other changes.
Some conservative House Republicans and liberal Democrats remained adamantly opposed. “The bailout legislation that the Senate is sending back to the House is a fraternal twin to the one I voted against on Monday — meet the new bill, same as the old bill,” said Representative Joe Barton, Republican of Texas.
While popular, the tax breaks, which had been the center of a bitter dispute between House and Senate Democrats, caused problems as well.
A coalition of centrist Democrats led by Representative Steny H. Hoyer of Maryland, the majority leader, had refused to back the tax benefits unless they were deficit neutral — offset by tax increases or spending cuts elsewhere. The bill now includes the Senate version of the tax plan, which adds most of the cost to the deficit over the next decade.
But the Senate leaders decided to present the House with a take-it-or-leave-it choice, and it is possible some Democrats could desert the bill over the tactic. Mr. Reid said the Senate would remain in session this week to see how House members react and whether they might attempt to change the bill, forcing another Senate review.
Mr. Hoyer said he was disappointed in the Senate’s decision on the tax breaks and worried it could cost Democratic votes. “Certainly there are people who are upset we are making the deficit worse as we are trying to stabilize the economy,” Mr. Hoyer told reporters. But in a telephone conference call among the Democratic leadership Wednesday morning, he told his colleagues he would back the measure because the economic rescue needed to take priority, according to participants.
In the end, Senate leaders decided to overcome some of the ideological and political resistance that doomed the measure in the House with the tried-and-true Congressional approach of stuffing the bill with provisions that would make it hard for many lawmakers to resist.
“All I’m trying to do is get this thing passed,” said Mr. Reid, denying he was trying to jam the House by giving members no choice but to accept the tax proposal he favored or again reject the bailout.
The multiple tax breaks, called extenders in the Capitol because they renew or extend expiring tax benefits, appeal to many lawmakers and could provide a political argument for backing a bill that has otherwise been very unpopular.
Instead of siding with a $700 billion bailout, lawmakers could now say they voted for increased protection for deposits at the neighborhood bank, income tax relief for middle-class taxpayers and aid for schools in rural areas where the federal government owns much of the land.
“This bill has been packaged with a lot of very popular things to give it even more momentum,” said Senator Jeff Sessions, a Republican from Alabama, who is an opponent.
The approximately $150 billion in new tax breaks, which offer incentives for the use of renewable energy and relieve 24 million households from an estimated $65 billion alternative-minimum tax scheduled to take effect this year, would be offset by only about $40 billion in spending cuts or tax increases elsewhere.
Moreover, the increase in federal deposit insurance will not be financed over the short term, as the insurance program now is, by assessing premiums on banks that benefit. Instead, banks will get an open-ended line of credit directly to the Treasury Department. But the Congressional Budget Office noted that federal law requires the banks to eventually make up any shortfall and any loans to be repaid, though not until at least 2010.
The changes in the bill were measurable by volume. The initial proposal from the Treasury Department ran just three pages; the latest version exceeds 450.
After receiving the proposal from Treasury Secretary Henry M. Paulson Jr. almost two weeks ago, Congress instituted a series of changes, including additional oversight, steps to limit home foreclosures and restrictions on the compensation of executives of institutions that take part in the Treasury program.
Under pressure to tighten the plan even more, Congressional and administration negotiators decided to parcel out the $700 billion in installments, starting with a first tranche of $350 billion. And during a weekend of negotiations, they added as a final backstop a requirement that in five years the president must present Congress with a plan to make up any losses of tax funds by looking to the financial community to make up the difference.

Falta de crédito pode afetar exportações em 2009

Rodrigo Postigo
02/10/2008
O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, afirmou nesta quarta-feira que até o final do ano a crise financeira dos Estados Unidos não deve afetar as exportações brasileiras. Segundo ele, um possível impacto negativo só deve ser percebido em 2009.
"Em um primeiro momento, um efeito que podemos ter é no mercado de crédito, sobretudo para a exportação, a falta de dinheiro em qualquer moeda. Isso pode prejudicar o crédito para as exportações", avaliou.
Na semana passada, Barral já havia afirmado que a crise não deve teve ter reflexos negativos nas vendas para o exterior até o final de 2008. Na ocasião, ele disse que o efeito será praticamente zero, porque grande parte dos contratos para exportações já está fechada.

Governo pretende licitar 8 hidrelétricas em 2009, diz Zimmerman

Reuters / Rodrigo Viga Gaier
02/10/2008

O governo vai leiloar no ano que vem concessões para a construção de ao menos oito usinas hidrelétricas, incluindo a mega hídrica de Belo Monte, no Pará, afirmou o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, nesta quarta-feira.
Segundo ele, serão licitadas as usinas de Barra do Pomba e Cambuci, no Rio de Janeiro, e cinco hídricas na Bacia do Parnaíba, além de Belo Monte, que tem capacidade prevista de 11.182 megawatts.
"Essas cinco usinas devem ser inferiores a Baixo do Iguaçu, no Paraná, com 350 megas", disse Zimmermann a jornalistas no quinto Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico.
"Faremos tudo para termos Teles Pires (MT) e Tapajós (PA) em 2010", acrescentou ele.
Em 2008, o Governo licitou apenas duas hidroelétricas: Baixo do Iguaçu, no Paraná, e Jirau, no Rio Madeira.
O secretário informou ainda que vai começar a conversar em meados desse mês com associações de geradores, distribuidores e transmissores de energia sobre a renovação da concessão de licenças que vencem a partir de 2015.
Ele espera entregar uma proposta para o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) até o fim do ano. As duas opções do governo são: renovação automática ou novas licitações para as atuais concessões.
"Para que haja renovação automática é preciso fazer um projeto de lei. Vamos mostrar ao CNPE, mas a decisão cabe cabe ao presidente Lula", ressaltou Zimmermann.

Mantega anuncia antecipação de R$ 5 bi para socorrer agricultura

Último Segundo / Santafé Idéias / Severino Motta
02/10/2008
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na tarde desta quarta-feira a antecipação de R$ 5 bilhões para socorrer o setor agrícola brasileiro, que sofre com a falta de crédito devido à crise internacional. Os recursos serão provenientes do Banco do Brasil, que, segundo ele, já liberou mais dinheiro neste ano que em 2007.
“Mais R$ 5 bilhões resolve o problema. [A antecipação do crédito] Já está sendo posta em prática”, disse o ministro, que nesta manhã participou de reunião de coordenação política com o presidente Lula.
Num pronunciamento na portaria do ministério, Mantega garantiu o crescimento sustentado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apesar da crise internacional. Ele disse discordar de avaliações que "leu na imprensa", sobre uma eventual baixa evlução do PIB, que ficaria na casa de 1% a 2%, em 2009.
"Não concordo com a avaliação negativa de que [o País] iria crescer de 1% a 2%. Se ficássemos de braços cruzados, não tomássemos nenhuma atitude, [o PIB] cresceria de 2,5% a 3% puxado pelo crescimento deste ano. E não estamos de braços cruzados", afirmou.
O ministro também garantiu que não faltará crédito para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nem para "investimentos em geral". Ele ressaltou ainda que está garantido um montante de R$ 90 bilhões para programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ainda em seu pronunciamento, o ministro disse que a retração do crédito se dá nos bancos privados e é motivada pelo momento de estresse devido à crise internacional. Esse período deve ser superado, de acordo com Mantega, logo que o Congresso americano aprove o pacto de socorro econômico avaliado em US$ 700 bilhões.
Questionado sobre a possível edição de um pacote econômico pelo governo brasileiro para ajudar o País a superar a crise internacional, Mantega disse que tal medida não se faz necessária. "Quem precisa de pacote, de um pacotão, são os Estados Unidos", declarou.
"Pacote é coisa do passado. O governo brasileiro se pautou por não fazer mais pacotes, mas programas, medidas e iniciativas. O momento é de tomar medidas específicas, o que já estamos fazendo", pontuou.

Senado americano aprova resgate financeiro de US$ 700 bi

EFE
02/10/2008

O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje o pacote do Governo para salvar a economia, que prevê gastos de até US$ 700 bilhões e uma série de medidas para facilitar sua aceitação na Câmara de Representantes.

O plano de resgate ao sistema financeiro foi aprovado pelos senadores americanos, entre eles os candidatos à Casa Branca Barack Obama e John McCain, com 74 votos a favor e 25 contra.

Em comunicado, o presidente George W. Bush elogiou a aprovação do controvertido plano, qualificado por ele como "fundamental para a segurança financeira de todo americano".

Segundo Bush, a medida facilitará o acesso ao crédito para a pequena empresa, as famílias e os Governos locais e estaduais.

O presidente também demonstrou sua esperança de que o projeto seja aprovado pela Câmara de Representantes.

"O povo americano espera, e assim exige nossa economia, que a Câmara aprove este bom projeto de lei e o envie a meu escritório", afirmou.

A Câmara de Representantes, que na segunda-feira rejeitou a versão original da medida por 228 votos contra e 205 a favor, deve votar novamente o plano nesta sexta-feira.

No entanto, ainda não está claro se o plano conseguirá os 218 votos necessários para sua aprovação, já que alguns democratas conservadores, preocupados com o alto déficit, querem explicações sobre como serão financiados alguns dos cortes tributários.

A meta é persuadir os 133 republicanos que fizeram com que a medida naufragasse na segunda-feira. Pelo menos 12 legisladores teriam de mudar para o "sim" em relação à votação anterior.

Entre os senadores que apoiaram o projeto também estão o companheiro de chapa de Obama, Joe Biden, e Hillary Clinton. O também democrata Ted Kennedy, que tem um câncer no cérebro, não participou da votação.

Durante o debate sobre o pacote, que começou por volta das 16h30 (de Brasília), os legisladores frisaram que a rejeição ao texto em momento como o atual agravaria a situação das empresas e dos consumidores, que já enfrentam dificuldade na obtenção de crédito.

"Estamos em uma situação muito perigosa, na qual as instituições financeiras em todo o país estão com medo de emprestar dinheiro (...) Isso significa que se não atuarmos será mais difícil para os americanos" obterem empréstimos, declarou Obama horas antes da votação.

"Pode ser que vejamos o fechamento de milhares de empresas e a perda de milhões de empregos, o que seria seguido por uma longa e dolorosa recessão. Em outras palavras, esta não é só uma crise de Wall Street, é uma crise americana", advertiu o senador por Illinois.

Para facilitar a aprovação do plano de resgate na câmara baixa, o Senado incluiu nele cortes em impostos e mais garantias aos depósitos dos contribuintes.

Com todos os adendos, aceitos pelos senadores contra sua vontade, o número de páginas da "Lei de Estabilização Econômica de Emergência de 2008" passou de 102 para 451.

Mas o eixo central do acordo continua prevendo gastos de até US$ 700 bilhões para a compra de títulos podres em poder dos bancos.

Desse total, US$ 250 bilhões serão liberados imediatamente, e outros US$ 100 bilhões só se o presidente George W. Bush achar necessário. Por sua vez, o Congresso pode reter os US$ 350 bilhões restantes caso não fique contente com o desempenho do programa.

Além disso, a lei eleva de US$ 100 mil para US$ 250 mil o valor dos depósitos garantidos pelo Governo.

Os senadores reconheceram que a versão aprovada hoje não é perfeita, mas pelo menos oferece garantias aos contribuintes.

O senador republicano Mel Martínez, que votou a favor do pacote, afirmou que até janeiro, quando começa o novo período legislativo, já terá passado tempo o suficiente para avaliar a crise e debater uma eventual reforma regulatória no setor financeiro.