segunda-feira, 21 de julho de 2008

Planejamento Comercial, uma ferramenta fundamental para o crescimento empresarial



Barreira agrícola provoca racha entre emergentes

O Estado de São Paulo
21/07/2008
Os países emergentes e mesmo o Mercosul não se entendem sobre qual deve ser a prioridade das negociações desta semana na Organização Mundial do Comércio (OMC). O centro da discórdia é o acesso para produtos agrícolas aos mercados da China e Índia. O ministro das Relações Exteriores, o chanceler Celso Amorim, deixou claro que o Brasil abandonaria seus interesses exportadores para garantir a unidade dos países emergentes neste momento. Já a Argentina se recusou a fazer novas concessões. "A unidade dos emergentes será fundamental neste momento. Precisamos evitar a tentação de nos dividir”, alertou o chanceler.
Ele acredita que uma nova proposta comercial deverá ser apresentada pela OMC até o fim da semana e, junto com outros emergentes, defendeu uma revisão completa das exigências de cortes de tarifas para bens industriais. Mas o problema é que os países emergentes importadores de alimentos querem ter o direito de impor barreiras contra produtos agrícolas caso verifiquem que há um crescimento exagerado da entrada de bens. Índia, Indonésia e outros governos não querem que sua segurança alimentar ou produção doméstica seja afetada por outros produtores.
Para esses governos, se as importações atingirem um certo nível, um mecanismo de salvaguarda seria acionado e a importação seria bloqueada. Mas Paraguai e Uruguai decidiram apresentar uma proposta sugerindo que o mecanismo seja limitado. "As barreiras precisarão ser justificadas e apenas provisórias", afirmou o chanceler paraguaio, Ruben Ramirez. Amorim deixou claro que o Brasil é favorável à proposta, mas, como coordenador do grupo dos países emergentes, não pode adotar uma posição de apoio público à iniciativa. A Índia se recusou a falar do projeto.

Brasileiros já pagaram mais de R$ 550 bilhões em tributos este ano

Rodrigo Postigo
21/07/2008

Os brasileiros já pagaram mais de R$ 550 bilhões em tributos. A marca foi superada no domingo (20) e este total corresponde a toda a receita recolhida pelos municípios, estados e União, desde o primeiro minuto de 2008.
O valor arrecadado pode ser consultado, em tempo real, no site www.impostometro.com.br. O portal indica os valores somados aos cofres públicos por mais de 60 tributos diretos ou indiretos.
A arrecadação está mais acelerada do que em 2007, já que, no ano passado, o valor foi alcançado em 13 de agosto.

Brazil May Lift Interest Rates as Inflation Rises: Week Ahead

By Andre Soliani
July 21 (Bloomberg) -- Brazil's central bank will probably raise the benchmark interest rate for a third consecutive meeting this week as inflation edges closer to the upper end of the official target range.
Policy makers led by president Henrique Meirelles will increase the rate to 12.75 percent from 12.25 percent, according to 19 of 23 economists surveyed by Bloomberg. Three analysts forecast the central bank would quicken the pace of increases and put the Selic rate at 13 percent. One expects no rate change.
``We don't see any good news on the inflation front,'' Sergio Vale, chief economist at Sao Paulo-based MB Associados, said in a telephone interview. ``We expect the bank to increase the interest rate in all four meetings until the end of the year.''
Monthly consumer prices as measured by the benchmark IPCA-15 index may have risen 0.68 percent through mid-July, almost three times the rate as a year ago, according to the median estimate of 21 economists. That would push the annual inflation rate to 6.38 percent, a Bloomberg survey of four analysts shows. The government will report mid-July inflation July 24.
Consumer prices rose 6.06 percent in the 12 months through June, the fastest pace in 31 months, because of rising food costs and growing domestic demand. Inflation will accelerate to 6.48 percent by year-end, a July 11 central bank survey shows. Brazil's central bank targets inflation of 4.5 percent plus or minus two percentage points.
The bank started to tighten rates at the April 15-16 meeting after holding policy unchanged for six months. Since adopting inflation targeting in 1999, policy makers missed the target three times, in 2001, 2002 and 2003.
Quicker Pace
Meirelles told senators in Brasilia on July 15 the bank will act ``vigorously'' to ensure next year's inflation will be in line with the 4.5 percent midpoint of the target.
Alexandre Lintz, an economist at BNP Paribas in Sao Paulo, expects the central bank will increase the interest rate by three-quarters of a percentage point to 13 percent next week given inflation is quickening and there are no signs demand is slowing.
Brazil's economy created a record 309,442 government- registered jobs in June as higher domestic demand coupled with rising commodity prices prompted companies to add staff and step up production, a July 17 Labor Ministry report showed.
``The central bank needs to carefully manage the deceleration of domestic demand to ensure it won't outpace supply,'' Lintz said.
Latin America's biggest economy grew 5.8 percent in the first quarter after expanding 6.2 percent in the fourth, the fastest in 3 1/2 years. Retail sales in May jumped 10.5 percent from a year ago, up from 8.7 percent in April, the national statistic agency said July 15. Sales climbed more than 10 percent in four of the six first months of this year.
Markets
Last week, the real gained 0.7 percent to 1.5893 per dollar, from 1.601 the previous week. The yield on the government's zero- coupon bond due January 2010 fell 0.2 percentage point to 14.96 percent, according to Banco Bradesco SA.
The benchmark Bovespa index fell 0.3 percent to 59988.1 points along the week. Tam SA, the country's biggest airline, rose 16 percent, while Cia. Vale do Rio Doce was the biggest decliner with an 8.3 percent loss.
The following is list of events in Brazil this week:
Event Date Interest Rate Decision 7/23 IBGE Inflation IPCA-15 7/24 IBGE Unemployment Rate 7/24

Brazil says big effort still needed in WTO farm talks

Sat Jul 19, 2008 9:37am EDT
By Jonathan Lynn
GENEVA (Reuters) - Agriculture superpower Brazil believes World Trade Organisation farm talks still need a lot of work if next week's high-stakes trade meeting is to yield anything meaningful, its foreign minister said on Saturday.
Celso Amorim, in Geneva for consultations ahead of the week-long meeting where ministers aim to thrash out a deal to outline a global trade pact, said a few myths were circulating.
"One of these myths is that agriculture is almost ready and all the problem now is NAMA," he told a news conference, using the WTO jargon for industrial goods.
"This is a self-serving assertion of those who do not want to do their tasks in agriculture, which was, has been, and is the engine of the round."
Next week's talks will focus on tariff and subsidy cuts, and the main exceptions to them, in the core areas of agriculture and industry. The talks will also look at the prospects of further liberalization in services such as banking.
Ministers hope to agree the parameters of a deal in the WTO's Doha round, launched in late 2001 to open up world trade, which could then be completed in the coming months.
Among the outstanding issue in agriculture are proposed cuts in U.S. farm subsidies and the unwillingness of rich countries to cap tariffs on agricultural products, Amorim said.
MISINFORMATION
Developing countries such as Brazil want rich nations to open their markets by cutting tariffs, and argue their trade-distorting subsidies squeeze out poor-country farmers.
Amorim said there was a lot misinformation surrounding the WTO talks.
For instance talk of a 70 percent cut in U.S. subsidies was misleading, given the lowest proposed level of $13 billion was double what the United States is currently paying because of the surge in food prices.
That was because the percentage figure referred to the ceilings negotiated at the WTO, not the actual amount, he said.
Rich countries focused on the actual figure rather than the negotiated ceiling when it came to discussing developing country tariffs, he said.
Even with the special treatment for developing countries, Brazil's highest industrial tariffs would fall 30 percent to about 23-25 percent under current proposals, he said.
In contrast rich countries were refusing to cap farm tariffs at 100 percent, or were prepared to offer only "pitiful" compensation for doing so.
Amorim said an agreement was emerging after intensive negotiations on cuts in developing country industrial tariffs.
But he warned rich countries against overloading the deal with new demands on "anti-concentration" and "sectorals".
These refer to proposals to prevent developing countries using waivers to shield entire sectors such as automobiles or textiles from tariff cuts on the one hand, and measures to encourage them to engage in voluntary extra deals to reduce tariffs further or eliminate them altogether on sectors such as chemicals or car parts.
"This is a recipe for failure," he said.
Amorim added he had told WTO Director-General Pascal Lamy to allow plenty of time for members to study any revisions that might be made to the latest negotiating texts to avoid the meeting breaking up as happened in Cancun, Mexico, in 2003.
(Editing by Matthew Jones)

EUA pedem concessões de emergentes sobre Doha

Rodrigo Postigo
21/07/2008
A representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, afirmou nesta segunda-feira que o êxito das negociações multilaterais, na Rodada de Doha, depende fundamentalmente da abertura dos mercados e pediu que os países emergentes façam concessões.
"A maior contribuição deve vir da liberalização dos mercados, antes que do lado dos subsídios", disse Schwab após a abertura em Genebra de uma reunião ministerial de 35 dos 152 países que fazem parte da Organização Mundial de Comércio (OMC).
A representante norte-americana admitiu que a maior economia mundial deve dar uma contribuição importante para salvar a Rodada de Doha, mas que os países emergentes também deviam contribuir com algo.
"Estamos preparados para fazer isso como parte de uma rodada bem-sucedida, que deve gerar novos fluxos comerciais", afirmou. "(Mas devemos) ver as contribuições dos demais, incluindo as dos principais mercados emergentes", acrescentou.
Os países emergentes exigem que os Estados Unidos reduzam seus subsídios e suas tarifas à importação de produtos agrícolas e espera em contrapartida um acesso maior de seus produtos industrializados ao restante do mundo.

Integração da América do Sul depende do Brasil, afirma Lula

Rodrigo Postigo
21/07/2008
O presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou na manhã desta segunda-feira, em seu programa de rádio Café com o Presidente, que o "Brasil tem que assumir definitivamente a responsabilidade pela integração da América do Sul". Lula disse que a integração sul-americana depende do País.
"O Brasil é a maior economia, é o país mais industrializado, e a economia mais forte, é o maior PIB (Produto Interno Bruto). Portanto, o Brasil precisa ter consciência de que a integração da América do Sul depende do gesto do Brasil", afirmou o presidente.
Lula ainda disse que o desequilíbrio entre as balanças comerciais do Brasil e outros países da América do Sul precisa acabar. "No caso da Colômbia, o Brasil vende muito e compra pouco. E esse desequilíbrio na balança comercial não é bom. O que nós queremos é ter um certo equilíbrio. O Brasil tem que vender e tem que comprar".
"O Brasil produz por ter mais tecnologia, ter mais indústria, ser uma economia mais forte. Nós temos muito para vender e pouco para comprar, porque tudo que eles produzem nós também produzimos. Então nós temos que equilibrar essa relação comercial, seja com a Colômbia, seja com a Bolívia, seja com a Argentina, seja com o Equador, com o Paraguai, com o Uruguai, com o Chile", completou o presidente.

Rodízio volta à discussão

Valor Online / Catherine Vieira e Silvia Fregoni
21/07/2008
A disputa em torno do rodízio de auditores nas companhias abertas, que já gerou emblemáticas batalhas entre as auditorias e os órgãos reguladores, está de volta. O debate começou a esquentar na semana passada, depois que foi divulgado o resultado do estudo encomendado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) à PUC-Rio sobre os efeitos da regra. Embora admita que existe uma questão a ser considerada por conta dos custos, o trabalho conclui, por análise quantitativa, que houve benefícios decorrentes do mecanismo.
A reação foi rápida. A Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) decidiu encomendar uma "extensão" do trabalho da PUC com foco na análise qualitativa dos números. E o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) fez internamente um levantamento sobre os efeitos do rodízio, com resultados diferentes. As duas entidades são declaradamente contra a regra.
A esperada pesquisa da PUC tinha a função de medir a eficiência do rodízio para o aumento da transparência e da confiabilidade dos balanços das empresas, características que ajudam a evitar as temidas fraudes contábeis.
O trabalho concluiu que, de 1999 a 2006, o rodízio elevou em 39% a chance de ocorrer ressalvas no balanço e em 6% a divulgação de contas facultativas, o que seria um benefício concreto da rotatividade de auditorias nas companhias abertas.
O rodízio começou no Brasil como regra para as instituições financeiras em 1996, depois da quebra do banco Econômico. Em 1999, a CVM decidiu seguir as normas do Banco Central e estendeu a troca às empresas. Na época, houve muitas críticas à medida, mas o escândalo envolvendo a companhia americana de energia Enron, em 2001, que levou à quebra de uma das mais conhecidas auditorias do mundo - a Arthur Andersen - , calou quem era contra a regra.
Anos depois da Enron, voltam as vozes contrárias à troca obrigatória de auditoria. A principal justificativa é que a prática é adotada por pouquíssimos países, entre os quais o mais significativo é a Itália. Mesmo nos EUA, onde houve o maior escândalo contábil de todos os tempos, as autoridades decidiram pela não adoção do rodízio, por considerá-lo pouco eficiente.
Logo que o recente estudo da PUC foi divulgado, houve no mercado nacional quem começasse a ficar esperançoso sobre uma flexibilização da regra. A expectativa era que, em vez do rodízio de firmas, passasse a ser exigida apenas a troca de equipe. Mas ainda há defensores do rodízio, inclusive na própria CVM. Assim, a questão ainda será alvo de muita discussão.
O diretor da CVM Marcos Pinto diz que o estudo ainda não foi debatido internamente e que, portanto, não existe posição da autarquia. Além disso, o colegiado está desfalcado de um diretor, a presidente está de férias e o superintendente de normas contábeis está de licença por questões de saúde. Tudo isso contribuiu para adiar as conversas em torno do tema. Mas esse é um dos próximos passos previstos: discutir internamente e com os participantes do mercado.
O resultado do estudo também deverá reabrir o debate sobre o rodízio no Comitê de Regulação e Fiscalização do Mercado (Coremec), que reúne a CVM, o Banco Central, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Secretaria de Previdência Complementar (SPC). A próxima reunião do grupo está prevista para 11 de agosto e, embora não exista uma pauta definida, sabe-se que o comitê aguardava apenas o trabalho para voltar à questão. A idéia é chegar a uma diretriz comum.
Para o Ibracon, é preciso fazer uma análise mais qualitativa dos balanços das empresas nos últimos anos. Por isso, a entidade avaliou 444 balanços de companhias que tiveram troca de auditores entre 2003 e 2004 e apontou que só 20% deles têm ressalvas. Segundo o Ibracon, porém, a análise dessas ressalvas revela que menos de 3% delas podem ter ocorrido em função de uma troca de auditor. "Mesmo isso não se pode afirmar com certeza", afirma Ana Maria Elorrieta, diretora de assuntos técnicos.
O presidente do Ibracon, Francisco Papellás Filho, diz que a entidade aguarda agora a abertura do debate formal com a CVM sobre o assunto. "O mercado evoluiu no período analisado pelo estudo em termos de governança, de novas empresas. Muitos fatores podem ter influenciado as conclusões da PUC, por isso é preciso fazer também uma análise qualitativa dos pareceres."
A Abrasca também considera que a melhora da governança das empresas pode ter sido responsável pelo aumento das ressalvas e da divulgação de contas facultativas nos balanços das companhias nos últimos anos. "O mercado evoluiu", afirma o presidente da entidade, Antonio Castro. Para ele, é necessária uma avaliação mais detalhada dos motivos do aumento da transparência apontado pela PUC.
A Abrasca está negociando com a própria PUC-Rio e com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) a realização de uma "extensão" da pesquisa divulgada.
O presidente da autarquia à época da criação do rodízio, Francisco da Costa e Silva, mantém-se, oito anos depois, um radical defensor do mecanismo. "Se o custo do rodízio afetasse a competitividade das companhias, aí o assunto mereceria revisão. Mas eu duvido que seja esse o caso. O rodízio agrega transparência aos minoritários", afirma.
Também defensora do rodízio, a ex-diretora da CVM Norma Parente diz que a troca de equipes não é uma alternativa porque não tem a independência necessária. "Uma equipe pode se constranger em corrigir problemas da equipe anterior, que é da mesma auditoria", pondera. Um advogado que acompanha o debate, mas prefere não ser identificado, argumenta que os benefícios detectados pelo estudo da PUC são claros e que, embora o trabalho aponte custos, não mostra a relação entre o benefício e as despesas. Ou seja, pode ser que o benefício seja maior.
A rotatividade de equipes também é considerada insuficiente por Guillermo Braunbeck, estudioso sobre o tema e especialista da consultoria contábil e financeira Hirashima & Associados. "Todos os sócios de uma auditoria estão sob o mesmo guarda-chuva e mesmas regras", afirma. Para ele, uma saída seria a criação de um órgão para a fiscalização do trabalho do auditor - a exemplo do que ocorreu nos EUA após o caso Enron, quando foi criado o Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB), financiado pelo próprio mercado de capitais. Mas os auditores não gostam muito dessa idéia.
Como parte da tese de doutorado que prepara na Universidade de São Paulo (USP), Braunbeck estudou o impacto do rodízio sobre o desempenho das ações de 27 empresas nos últimos anos. A idéia foi apurar se o mercado reconhecia alguma melhora de transparência e governança nas empresas que trocam de auditoria. "Ao melhorar a qualidade das informações, o rodízio poderia fazer as ações subir", explica. Segundo ele, o estudo mostrou que o mercado brasileiro não reage ao rodízio: não avalia nem para cima nem para baixo os papéis. "Assim, pode-se concluir que seria um mecanismo dispensável." Ele pesquisou empresas que estão na bolsa, pelo menos, desde 1996 e que participam dos níveis de governança ou do Novo Mercado.