segunda-feira, 21 de julho de 2008

EUA pedem concessões de emergentes sobre Doha

Rodrigo Postigo
21/07/2008
A representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, afirmou nesta segunda-feira que o êxito das negociações multilaterais, na Rodada de Doha, depende fundamentalmente da abertura dos mercados e pediu que os países emergentes façam concessões.
"A maior contribuição deve vir da liberalização dos mercados, antes que do lado dos subsídios", disse Schwab após a abertura em Genebra de uma reunião ministerial de 35 dos 152 países que fazem parte da Organização Mundial de Comércio (OMC).
A representante norte-americana admitiu que a maior economia mundial deve dar uma contribuição importante para salvar a Rodada de Doha, mas que os países emergentes também deviam contribuir com algo.
"Estamos preparados para fazer isso como parte de uma rodada bem-sucedida, que deve gerar novos fluxos comerciais", afirmou. "(Mas devemos) ver as contribuições dos demais, incluindo as dos principais mercados emergentes", acrescentou.
Os países emergentes exigem que os Estados Unidos reduzam seus subsídios e suas tarifas à importação de produtos agrícolas e espera em contrapartida um acesso maior de seus produtos industrializados ao restante do mundo.

Nenhum comentário: