quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Produção industrial dos EUA tem maior queda em 34 anos

Dado reforça expectativas de que o país possa entrar em recessão.
Preços ao consumidor ficaram estáveis em setembro.
G1
16/10/2008
A produção industrial dos Estados Unidos caiu 2,8% em setembro, a maior queda desde dezembro de 1974, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (16) que reforçam os temores de recessão. Em relatório, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) argumentou que a queda foi exacerbada pelos furacões Gustav e Ike e por uma greve na Boeing.
No terceiro trimestre, a produção diminuiu 6,0%, de acordo com taxa anual.
Mais cedo, o governo dos EUA informou que o índice de preços ao consumidor do país ficou estável em setembro, por conta da queda nos custos de energia, dando nova evidência de menor pressão inflacionária.
O chamado núcleo do índice, que exclui os custos de alimentos e energia, considerados mais voláteis, também teve variação menor do que a esperada, subindo 0,1% em setembro e não 0,2%, como estimado pelos analistas. Em agosto, a alta foi de 0,2%.
Em setembro, os preços da energia caíram 1,9%, seguindo queda de 3,1% registrada no oitavo mês de 2008. Os preços dos alimentos cresceram 0,6%, repetindo a taxa apresentada em agosto. Os dados são do Departamento do Trabalho dos EUA.

Nenhum comentário: