Rodrigo Postigo
17/11/2008
A economia japonesa, a segunda maior do mundo, entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008, afetada pela crise financeira que derrubou os investimentos das empresas, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão retrocedeu 0,1% em comparação com o segundo trimestre, e 0,4% no cálculo anual, em conseqüência da considerável redução dos gastos em capital empresarial. As companhias japonesas se viram muito afetadas pela queda da demanda americana e pelas dificuldades para obter financiamentos dos bancos cada vez mais desconfiados.
Os números marcam a entrada oficial do Japão em recessão, que tecnicamente é definida como dois trimestres consecutivos de crescimento negativo. No segundo trimestre, o PIB japonês registrara contração de 0,9% em relação ao período anterior, segundo os números revisados publicados nesta segunda-feira.
"Estes dados mostram que a economia entrou em recessão. Existe o risco de que a situação piore ainda mais", admitiu o ministro de Política Econômica e Orçamentária, Kaoru Yosano.
Os economistas previam um crescimento próximo de zero no terceiro trimestre. O prognóstico médio era de uma leve progressão de 0,1% em comparação com o segundo trimestre, segundo uma pesquisa do jornal Nikkei.
O Japão se une assim à Eurozona, Alemanha, Itália, Irlanda e Hong Kong na lista de países e territórios que entraram oficialmente em recessão pelo choque provocado pela crise financeira mundial. A maioria dos economistas prevê que uma das próximas a entrar para a relação será a economia dos Estados Unidos.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Economia do Japão entra em recessão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário