Economática mostra que 6,5% das companhias da América Latina e EUA perderam 88,2% do valor de suas ações
Agência Estado/ Luana Pavani
06/01/2009
Um levantamento da Economática sobre a queda de valor de mercado das empresas de capital aberto na América Latina e nos Estados Unidos em 2008 mostra que, entre as 1900 companhias, 6,5% tiveram perdas acima de 80% em seu valor de mercado em dólar no ano de 2008. Desse grupo, que reúne 122 companhias, 45 são brasileiras.
Essas empresas tinham ao final de 2007 em torno de US$ 978,6 bilhões em valor de mercado, cifra que caiu 88,2% em 2008 para US$ 115,6 bilhões. Já as brasileiras (45) contabilizaram perdas de 87,1%, de US$ 59,7 bilhões ao final de 2007 para US$ 7,7 bilhões no encerramento de 2008.
Das empresas brasileiras a maior queda em valor de mercado foi a da agrícola Agrenco, com 98,3%, seguida pela Laep (Parmalat), com 95,8%, e em terceiro lugar a mineradora MMX, com valor de mercado 95,5% menor ao final de 2008 em relação ao ano anterior.
O setor de construção civil aparece no ranking das 30 maiores perdas com Abyara (-94,7%), Inpar (-93,5%), General Shopping (-90,0%), BR Brokers (-90,0%) e Company (-89,9%). Nesse recorte aparece ainda a Brasil Ecodiesel, com 93,4% de queda no valor de mercado.
Na análise da Economática, a empresa brasileira que teve maior perda em valor nominal foi a MMX, que encerrou o ano com US$ 7,7 bilhões a menos em seu valor de mercado - era US$ 8,08 bilhões em 2007 e chegou a US$ 361 milhões em 2008. A segunda maior queda nominal foi de Aracruz, que no final de 2007 valia US$ 8,3 bilhões e passou a US$ 1,4 bilhão em 2008. A variação no valor de mercado da fabricante de papel e celulose em dólares atingiu 83,1% negativos.
No topo do ranking está a norte-americana Idearc, do setor de publicações de páginas amarelas, cujo valor de mercado caiu 99,9%, seguida pelo banco Lehman Brothers, com perda de 99,7%. Ambas as empresas fecharam capital no segundo semestre de 2008.
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
45 empresas do País perdem mais de 80% do valor de mercado
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