Terra
02/03/2009
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) culpou a crise financeira mundial pela redução do consumo de energia elétrica no País no mês de janeiro. De acordo divulgados pela entidade nesta sexta-feira, os brasileiros consumiram 4,6% menos eletricidade no mês passado, se comparado ao mesmo período de 2008. O valor apurado, de 30.818 GWh, é o menor registrado desde julho de 2007.
Segundo a EPE, esse resultado aprofunda a queda de 1,8% no consumo indicada em dezembro último e, novamente, tem na indústria o segmento de consumo responsável pela retração.
O consumo nas indústrias registrou forte redução, comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, com queda de 14,9%. Os 12.136 GWh situam-se próximos do verificado em janeiro de 2004.
"A retração do mercado industrial reflete a intensificação dos efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira, sendo mais atingidos os segmentos cuja produção destina-se ao mercado exterior", disse a EPE em comunicado. "Ainda em janeiro, paralisações de produção e antecipações de férias coletivas em segmentos industriais importantes influíram no comportamento do consumo de energia da indústria."
O consumo acumulado em 12 meses até janeiro ainda apresenta crescimento de 3%, relativamente ao mesmo período do ano anterior, tendo atingido 391.238 GWh.
O destaque positivo do mês passado, de acordo com a EPE, foi o consumo de energia pelas famílias, que cresceu 5,4% no mês e acumula 5,3% em 12 meses.
No setor de comércio e serviços, influenciado por eventos relacionados ao faturamento e à temperatura, o consumo cresceu 2,5% no mês, mas acumula expansão de 5,6% em 12 meses.
Na comparação por região, o consumo de energia elétrica em janeiro cresceu apenas nas regiões Norte e Centro-Oeste. No acumulado de 12 meses, houve crescimento em todas as regiões e em todos os segmentos.
segunda-feira, 2 de março de 2009
Crise leva consumo de energia a menor nível desde 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário