quinta-feira, 25 de junho de 2009

Novas formas de governança global precisam ser discutidas, afirma Fecomercio

Clifford Sobel, Luis Lampreia e outros especialistas em política externa do Brasil e exterior se reúnem na Federação para debater questões envolvendo o país e os Estados Unidos
Revista Meio Filtrante
25/06/2009 O Brasil se encontra numa situação favorável em relação ao restante do mundo. O país possui a matriz energética mais limpa do planeta, está evoluindo socialmente e, além disso, está com uma estatura moral perante outras grandes potências mundiais. Esta análise, feita por Mario Marconini, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Fecomercio, será um dos nortes do II Fórum Brasil Estados Unidos, debate que a Federação vai realizar no próximo dia 24 de junho em São Paulo.
O II Fórum Brasil Estados Unidos vai abordar questões envolvendo comércio internacional, políticas econômicas, recessão e perspectivas diante da atual situação global. Para tanto, a Fecomercio vai reunir especialistas em política externa do Brasil e dos Estados Unidos, alguns deles vindos da Johns Hopkins University, do Peterson Institute of International Economics e da Brasil Institute Woodrow Wilson International Center for Scholars, além de contar com o embaixador dos Estados Undios no Brasil, Clifford Sobel, como convidado de honra.
“Após a crise oriunda dos Estados Unidos, estamos em um momento político-econômico singular. Chegamos a um ponto em que precisamos rediscutir a melhor forma de governança global, e a realização deste Fórum de discussões é de suma importância no atual momento da economia mundial”, afirma Marconini.
Gary Hufbauer, professor do Peterson Institute of International Economics, de Wasgington D.C., compartilha da mesma opinião “O Brasil pode fazer muitas coisas importantes no contexto internacional. Com a nova administração dos Estados Unidos, deverá ter mais voz ativa em instituições importantes como o FMI, as Nações Unidas e também deve garantir um lugar no Conselho de Segurança da ONU.”
Além de Mario Marconini, Gary Hufbauer e Clifford Sobel, o II Fórum Brasil Estados Unidos terá as presenças de Luiz Felipe Lampreia, Riordan Roett, Paulo Sotero, Marcelo Carvalho, John Welch e José Goldemberg. Abaixo, seguem a programação completa e o mini-currículos dos palestrantes.

Nenhum comentário: