Ivan Postigo Da Silva
Um grande amigo costuma brincar que tem sentimentos contraditórios com sua opção profissional , diz que tem uma relação de amor e ódio com o que faz.
Fundamentalmente a medida de seu sucesso como empreendedor está ligada ao lucro, disponibilidade de dinheiro em caixa e capacitação para vencer a concorrência.
Quando consegue ver oportunidades e as potencializa ama 80% e odeia s outros 20%%, contudo há dias que não obtém sucesso então odeia mais que ama.
De vez em quando se pergunta: O que é o sucesso?
Como se constrói um grande sucesso?
O que precisa uma pessoa para ter sucesso?
Pessoas que conseguiram feitos extraordinários descobriram a fórmula do sucesso?
Como perceber a oportunidade de um sucesso?
O sucesso nunca é duradouro, como ter certeza que daqui para frente os resultados serão positivos?
Um de nossos amigos sempre diz a ele em tom de brincadeira:
“Na vida as melhores coisas são as surpresas, afinal segurança é saber o que vai acontecer amanhã, mas saber o que vai acontecer depois de amanhã é um enorme tédio”. Outro para ajudar emenda : “ É como nascer aposentado !!!!!!! “.
Para refletir sobre a questão abra um jornal, um livro, procure uma história de sucesso e verá que muitas vezes a situação era extremamente adversa, mas alguém conseguiu fazer daquela adversidade um grande aliado.
Quando todos conseguem superar as dificuldades a concorrência é maior, contudo quando só uma pessoa consegue superar as adversidades suas chances de obter retornos significativos são enormes.
Muitas vezes os problemas não são superados porque são difíceis, são barreiras intransponíveis, mas porque ninguém tentou, porque a questão não motiva, não há crença na possibilidade de sucesso ou, simplesmente, porque não interessam.
Quem já teve oportunidade de ver um garimpeiro trabalhando vai perceber facilmente o confronto da dificuldade com a fé no resultado. Quilos de pedras removidos e trabalhados para encontrar algumas gramas de ouro.
Um vendedor que trabalhou comigo alguns anos sempre dizia: “Dedique-se, dificilmente saberemos quando uma iniciativa nossa nos levará a resultados surpreendentes, pois na vida, na sua empresa, fazendo tudo certo suas chances de sucesso são de 50%”.
Qualquer tarefa que vale a pena ser feita, merece ser bem feita, acredite nisso. Quando decidir fazer alguma coisa faça bem feito , pois pior que não fazer é fazer mal feito .
Existem situações no dia-a-dia que incomoda a todos, mas ninguém se propõe a resolver afinal como diz o dito popular: “Por que eu tenho que resolver isso ?”
Conta a lenda que um rei muito preocupado com seu reino queria saber se as pessoas também se importavam com o bem estar de seus súditos e com o lugar onde viviam e trabalhavam.
Para fazer uma avaliação colocou uma pedra enorme no meio da principal estrada que dava acesso ao castelo, onde todos tinham que passar para as audiências em busca de ajuda. As pessoas passavam , desviando , contornavam a pedra e seguiam caminho.
Um senhor vinha em sua carroça com legumes para vender no mercado, ao ver a pedra encostou-se à margem da estrada e desceu para tentar remove-la. Sempre que passava uma pessoa pedia que o ajudasse, mas todos diziam :
“Meu senhor essa pedra esta ai há dias, não perca seu tempo” e seguiam em frente.
Com muito esforço, já bastante cansado, conseguiu move-la e empurrá-la para um canto da estrada. Quando seguia para sua carroça notou uma bolsa no chão, num buraco que havia embaixo da pedra, ao abri-la encontrou com um bilhete que dizia:
“Esta bolsa contém moedas de ouro e é um presente do Rei para quem se importa com o bem estar de seu reino e de seus semelhantes”.
Que tal remover algumas pedras do caminho hoje?
Ivan Postigo
Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP
Postigo Consultoria de Gestão Empresarial
Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652
ipostigo@terra.com.br
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Capacidade de doação e sucesso
Publicado por Agência de Notícias às 29.11.07
Marcadores: Colunista - Ivan Postigo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário