segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Produção global de aço cresce 2,9%

Gazeta Mercantil / Caderno C / Luciana Collet
22/09/2008
A produção de aço bruto somou 112,2 milhões de toneladas em todo o mundo no mês de agosto, o que representa um aumento de apenas 2,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Com isso, a produção mundial agora soma 112,23 milhões de toneladas em oito meses e apresenta um crescimento de 5,6%, abaixo do patamar de 6% registrado até agora.

A China, que vinha puxando o crescimento mundial, no mês passado elevou a produção em 1,3%, ante igual período do ano anterior. Em julho a alta foi de 7,5%. De acordo com a Nanjing Iron & Steel United Co, as siderúrgicas do país cortaram a produção devido à demanda mais fraca e aos preços mais altos dos insumos. Semana passada a Associação Chinesa do Ferro e Aço informou que a procura por aço subiu 6% em agosto, abaixo dos 13% de alta registrados nos sete meses do ano até julho, em relação a igual período de 2007.

O corte de produção de aço tem sido discutido entre os grandes grupos siderúrgicos internacionais. A ArcelorMittal, maior produtora mundial, afirmou que poderá cortar a produção em 15% na Europa e nos Estados Unidos para manter o preço do aço, diante da desaceleração nas taxas de crescimento da economia mundial, em meio a crise do mercado financeiro.

Já as siderúrgicas japonesas descartaram na sexta-feira a possibilidade de cortes de produção uma vez que estaleiros e fabricantes de máquinas para a construção mantêm a demanda, afirmou um representante da associação do setor. "Não está claro que a demanda global por aço comece a declinar", disse Shoji Muneoka, presidente da Federação de Ferro e Aço do Japão. "Entretanto, não podemos excluir a possibilidade de que o arrocho no crédito produza algum impacto negativo nos gastos dos consumidores e no investimento corporativo", afirmou o executivo, que também é presidente da Nippon Steel.

Nenhum comentário: