quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Perspectiva econômica dos EUA piorou, diz Bernanke

Presidente do Fed sinalizou possível corte nos juros. 'Atividade econômica deverá ser débil até o fim do ano e mais além', disse.
G1
08/10/2008
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, sinalizou nesta terça-feira estar pronto para cortar a taxa básica de juro norte-americana, uma mudança dramática de posição para dar suporte à economia, afetada por uma crise financeira de "dimensões históricas".
"Os riscos que pesam sobre o crescimento aumentaram", declarou Bernanke em discurso pronunciado para economistas de empresa da National Association for Business Economics, reunidos em Washington. "A combinação dos indicadores que têm saído com os acontecimentos financeiros recentes sugere que a perspectiva para o crescimento econômico piorou e que o risco de baixa no crescimento cresceram".
"A atividade econômica deverá ser débil até o final do ano e mais além", advertiu. Por outra parte, as perspectivas sobre a inflação se mantêm muito incertas, em parte por causa da extraordinária instabilidade dos preços das matérias-primas", declarou Bernanke.
"À luz destas evoluções, o Federal Reserve deve examinar se sua política atual continua sendo apropriada", acrescentou.

Nenhum comentário: