InvestNews
10/11/2008
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta manhã, em seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente", que tanto a reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), como o encontro com ministros da Fazenda e presidentes das autoridades monetárias do grupo de países industrializados e emergentes (G20), realizados no último fim de semana, foram providenciais, pois debateram uma crise que teve origem nos Estados Unidos, "país que representa o maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo (...) e que pode atrapalhar o desenvolvimento e crescimento econômico dos países emergentes".
Em relação a sua participação na reunião do Codesul, realizada em Foz do Iguaçu, o presidente disse que enfatizou no evento a necessidade de fortalecimento do Mercosul. Segundo Lula, os países do bloco vivem uma importante fase de crescimento e de geração de empregos, e podem enfrentar a crise de maneira consistente devido ao potencial de crescimento de seu mercado interno.
Já em relação ao encontro com autoridades do G20, realizado em São Paulo, Lula declarou que decisões foram tomadas, e espera que tenham efeito sobre os rumos que serão seguidos no encontro político do grupo no próximo dia 15, em Washington. "Nós sabemos de onde veio a crise", disse Lula, que reiterou a necessidade de regulação do Estado sobre o sistema financeiro internacional.
O presidente encerrou o programa semanal de rádio falando sobre os compromissos que cumprirá na Itália, a partir de hoje. "Nós vamos ter uma forte agenda empresarial", disse Lula, que discutirá com empresários brasileiros e italianos oportunidades de investimento no Brasil em tempos de crise.
"Vou ter um encontro com o primeiro-ministro, vou ter encontro com o presidente, vou ter encontro com o movimento social italiano, vou ter encontro com os políticos da oposição na Itália e na quinta-feira vou encontrar com o Papa para assinar um acordo entre o Estado brasileiro e o Estado do Vaticano", acrescentou Lula, que também discutirá com Bento XVI a crise econômica mundial e seus efeitos sobre os países pobres.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Mercado interno em potencial favorece o Mercosul, diz Lula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário