Agência Safras
05/02/2009
Dois anos e sete meses após a sua assinatura, em Caracas, o Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul será examinado hoje, a partir das 14h30, pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. A proposta conta com parecer favorável do relator, deputado Dr.
Rosinha (PT-PR). Se aprovada pela representação, seguirá para análise do Senado.
O presidente do Senado, José Sarney, disse que não vai retardar ou apressar a votação o projeto sobre a adesão da Venezuela ao Mercosul nem de qualquer outra matéria.
O protocolo já foi aprovado pelos parlamentos de Argentina, Uruguai e Venezuela. Para que entre em vigor, no entanto, ainda é necessária a conclusão de sua votação pelos parlamentares do Brasil e do Paraguai. No caso brasileiro, a proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2008. Resta ainda a decisão do Senado, que ocorrerá após a passagem da matéria pela representação brasileira.
Segundo a exposição de motivos elaborada pelo Poder Executivo e que acompanha o protocolo, o Mercosul passará a constituir, com a possível adesão da Venezuela, um bloco com mais de 250 milhões de habitantes e uma área de 12,7 milhões de quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto (PIB) do bloco, ainda de acordo com informações enviadas pelo governo, seria superior a US$ 1 trilhão.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul será analisado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário