segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Regulamentação do mercado blindou País contra crise, diz CVM

Agência Brasil
09/02/2009
O diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Otavio Yazbek, empossado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, avaliou que o movimento de regulamentação do mercado registrado no Brasil, em oposição ao que se verificou nos países industrializados, livrou o País de ser atingido diretamente pela crise financeira internacional.
Yazbek disse que, nos últimos anos, ocorreu no Brasil um movimento contrário ao de alguns dos principais mercados estrangeiros. "Enquanto muitos mercados internacionais lidaram com o problema da complexificação dos produtos e o surgimento de novas formas contratuais pela desregulamentação, o Brasil e alguns outros países emergentes adotaram movimentos diferentes, porque precisaram se mostrar países confiáveis", afirmou o diretor.
A opção brasileira foi no sentido de criar uma infra-estrutura que incluiu, entre outras medidas, a identificação de comitente final (cliente de uma sociedade corretora) nas bolsas, registro centralizado de operações em derivativos, Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e sistema de clearing, destacou.
"Tudo isso são algumas conquistas que o Brasil precisou fazer, até para se mostrar legítimo", acentuou. As clearings são câmaras ou prestadoras de serviços de compensação e liquidação de operações realizadas no mercado de capitais.

Nenhum comentário: