sexta-feira, 24 de abril de 2009

Com baixas na exportação, produção industrial cairá 4,5%

Terra
24/04/2009
No primeiro trimestre do ano, as exportações brasileiras caíram 19% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de a baixa se manter, 2009 encerrará com queda de 4,5% na produção industrial.
Os dados estão presentes na pesquisa "Radar: Produção, Tecnologia e Comércio Exterior", divulgado nesta quinta-feira pelo instituto e que mostra ainda "O grau de abertura da indústria brasileira, a despeito de ter crescido bastante nas últimas décadas, ainda é baixo em comparação com o resto do mundo".
Ainda segundo o Ipea, na média, a exportação industrial caiu 26% no primeiro trimestre de 2009, comparado com 2008. O setor mais atingido foi o automotivo, com redução de 51% nas vendas para o exterior.
"Os setores mais fortemente exportadores são os que, provavelmente, sentirão mais os impactos da crise internacional, caso as vendas externas caiam significativamente neste ano. Na indústria brasileira, os maiores coeficientes de exportação estão nos setores de madeira, couro e calçados, outros equipamentos de transporte, metalurgia e máquinas e equipamentos."

Nenhum comentário: