terça-feira, 14 de abril de 2009

Emergentes voltam a captar, diz IIF

Agência Estado
14/04/2009
O mercado internacional de capitais está se abrindo para os países emergentes, disse ontem o Instituto de Finanças Internacionais (IIF na sigla em inglês, espécie de Febraban mundial). No primeiro trimestre deste ano, os países emergentes captaram US$ 22,14 bilhões com emissão externa de títulos soberanos e de empresas.
O número representa aumento de 41% em relação ao último trimestre do ano passado, quando os emergentes só conseguiram captar US$ 4,32 bilhões com títulos externos.
"Entre novembro (do ano passado) e fevereiro (deste ano), empresas de países emergentes foram totalmente excluídas dos mercados de capitais, e isso agora está começando a melhorar", disse Charles Dallara, diretor-gerente do IIF. Ele disse que uma das vulnerabilidades que o mundo deve enfrentar daqui para a frente é a necessidade de refinanciamento de dívidas de emergentes, mas que a atuação do Fundo Monetário Internacional (FMI) em prover linhas de crédito facilitadas e o começo da abertura do mercado o deixavam "esperançoso".
Segundo Hung Tran, diretor de mercado de capitais e política para mercados emergentes do IIF, caiu muito a probabilidade de ocorrer uma implosão financeira ou um evento inesperado como a quebra do banco de investimento Lehman Brothers, em meados de setembro do ano passado. Com isso, voltou parte do apetite a risco dos investidores. "As coisas estão começando a melhorar", disse Tran. De acordo com ele, os investidores já estão abertos para títulos soberanos de boa qualidade e títulos de empresas com o maior rating possível. "O mercado continua fechado para títulos mais arriscados de emergentes e países ricos."

Nenhum comentário: