quarta-feira, 24 de junho de 2009

Consumo de energia cai 4,4% no País em maio, aponta EPE

Reuters
24/06/2009
O consumo de energia elétrica no País caiu em maio, ficando em 31.209 GWh. O recuo, pelo sexto mês consecutivo, foi de 4,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a pesquisa mensal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a queda é de 2,7% no acumulado do ano.
Considerando os 12 meses terminados em maio, contudo, ainda se observa expansão, de 1,2%, ainda segundo a EPE.
De acordo com o levantamento, os efeitos da crise financeira internacional sobre a atividade industrial são os grandes responsáveis pela queda no consumo de energia, já que a demanda industrial, que foi de 15.087 GWh em maio de 2008, atingiu 13.221 GWh no mês passado - uma queda de 12,4%.
O consumo total de energia não é menor graças ao comportamento do consumo das residências e do setor de comércio e serviços, que cresceram 3,6% e 2,9%, respectivamente.
"A redução de impostos sobre eletrodomésticos e outras medidas tomadas pelo governo no enfrentamento da crise têm logrado manter certa expansão no consumo de energia das famílias e do setor terciário", explicou a EPE.
Segundo a EPE, a indústria vinha demonstrando sinais de recuperação com quedas menores nos últimos meses, mas em maio voltou a indicar recuo acentuado, registrando queda de 1,1% contra abril, com concentração maior na região Sudeste. A segunda região mais afetada é a Nordeste, informou a EPE.

Nenhum comentário: