quarta-feira, 17 de junho de 2009

Hipermercados garantem alta nas vendas no varejo

Valor Online / Rafael Rosas
17/06/2009
O desempenho do grupo Hiper, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo garantiu a forte alta de 6,9% do volume de vendas do comércio varejista em abril, em relação a igual mês do ano passado. O grupo subiu 14,1% nesta comparação, a alta mais significativa desde os 14,2% observados em abril de 2006.
Nilo Lopes de Macedo, da coordenação de serviços e comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), credita o bom desempenho do grupo, e a consequente alta do volume de vendas do comércio, ao efeito calendário. Segundo ele, a Páscoa em abril favoreceu a comparação com abril de 2008, quando o feriado caiu em março.
" O resultado do varejo em abril tem a ver com o efeito calendário. A Páscoa teve impacto muito forte no setor mais pesado, que é o de Super e Hipermercados " , afirmou Macedo, lembrando que, em abril, o peso do grupo de Super e Hipermercados no comércio varejista foi de 47,5%.
Nos demais grupos, Macedo chamou a atenção para o efeito negativo da crise econômica sobre atividades mais dependentes do crédito. O grupo Móveis e Eletrodomésticos teve redução de 10% no volume de vendas em abril, na comparação com abril do ano passado, enquanto Veículos, Motos, Partes e Peças caiu 11,3% e Material de Construção recuou 15,8%, esses dois últimos grupos já dentro do varejo ampliado, que recuou 0,8% em abril, a despeito do bom desempenho dos super e hipermercados.
Macedo recordou que a redução do IPI para a linha branca foi anunciada apenas no dia 18 de abril, o que comprometeu as vendas de eletrodomésticos na primeira quinzena de abril, uma vez que a desoneração já era aguardada pelos consumidores.
Na construção, a desoneração, anunciada no fim de março, ainda não foi totalmente apreendida pelo índice de abril, enquanto, em relação aos veículos, o técnico do IBGE observou que a demora no anúncio da prorrogação dos cortes de alíquota levaram a um consumo maior em março, reduzindo as vendas de automóveis em abril.
" A implementação da redução do IPI para a linha branca foi na segunda metade do mês de abril. Então, o impacto ainda não foi visto nos nossos números. É muito provável que, no mês que vem, esse impacto seja mais observado " , destacou Macedo.

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