Agência Brasil
04/08/2009
Empresários espanhóis estão dispostos a fazer ofertas competitivas para participar do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), que deve percorrer os 403 km entre Rio de Janeiro e São Paulo a cerca de 300 km/h, de acordo com o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Alexandre Rosa.
Ele afirmou nesta segunda-feira que esteve em reunião de trabalho, semana passada, na embaixada da Espanha, da qual participaram o ministro espanhol de Assuntos Exteriores e de Cooperação, Miguel Angel Moratinos Cuyaubé, autoridades diplomáticas dos dois países e empresários hispânicos.
Segundo Alexandre Rosa, os empresários espanhóis estão dispostos a participar de todas as etapas do projeto de trem bala, e podem bancar desde os custos de produção e equipamentos ao financiamento e transferência de tecnologia. Ele acrescentou que o governo espanhol já demonstrou "interesse em apoiar os consórcios de seu País nessa empreitada".
O edital de licitação internacional da primeira linha ferroviária de alta velocidade na América Latina nem foi lançado ainda, mas já desperta interesse também de empresas japonesas e francesas, dispostas a participar do projeto, que "é de extrema importância estratégica para o País", de acordo com o secretário.
Ele disse que com a implantação e plena operação do trem bala "o Brasil poderá se tornar detentor de uma tecnologia de ponta que servirá de base para a produção material destinada a futuros projetos semelhantes, em outras regiões do País e do hemisfério".
Não há definição, ainda, de quando a licitação será lançada, mas estimativas iniciais das obras - que incluem construção de linhas, aquisição de trens, desapropriações, medidas socioambientais e implantação dos sistemas necessários - apontam para a geração de cerca de 21 mil empregos diretos.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Ministério reafirma interesse de espanhóis em trem bala Rio-SP
Publicado por Agência de Notícias às 4.8.09
Marcadores: Infra-estrutura, Logística
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário