quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Mercado de combustíveis deve fechar 2007 com crescimento de 4%

Rodrigo Postigo

06/12/2007

O mercado de combustíveis em 2007 deve ter um crescimento de pelo menos 4%, praticamente o dobro do verificado ano passado, informou o Sindicato Nacional de Empresas Distruibuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).

Segundo o vice-presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz, o crescimento do mercado no ano está relacionado ao bom desempenho da economia brasileira e ao aumento das vendas de álcool e óleo diesel.

"O crescimento do mercado de combustíveis guarda uma boa relação com o crescimento econômico, além disso 2007 foi um ano do álcool, que voltou para ficar, e do diesel, que se recuperou junto com a agricultura. Estes foram os carros-chefe em 2007."

O executivo estima que em 2008 o mercado de combustíveis poderá crescer em torno de 6% caso a economia brasileira apresente uma expansão de 5% se o consumo de álcool e diesel manter sua trajetória ascendente.

Em 2007, as empresas associadas ao Sindicom ampliaram suas vendas em torno de 10%, ante 2% no ano passado. A entidade representa cerca de 75% do mercado.

"A forte atuação do governo na fiscalização e no combate à informalidade, principalmente no mercado de álcool, também contribuiu para o crescimento do nosso mercado", relatou Vaz. Segundo ele, o mercado de álcool em 2007 vai crescer 28% em relação a 2006 em volume.

No ano passado, as vendas de álcool atingiram 7,7 bilhões de litros e a previsão para este ano é que alcance 9,9 bilhões de litros, sendo que o crescimento de vendas de empresas ligadas ao Sindicom aumentou em 87%, de 2,8 para 5,3 bilhões de litros.

"Nos próximos dois ou três anos achamos que ainda não haverá queda no consumo de gasolina, mas a partir de 2010 a tendência é o consumo de gasolina cair e o de álcool aumentar, caso os preços continuem competitivos".

Nenhum comentário: