quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Produção industrial no País tem maior crescimento desde 2003

Rodrigo Postigo

06/12/2007

A atividade industrial brasileira registrou em outubro a melhor taxa de crescimento mensal dos últimos quatro anos, puxada pelo forte desempenho da indústria automotiva, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A produção cresceu 2,8% de setembro para outubro, compensando a queda de 0,6% de setembro, de acordo com dados revisados pelo IBGE. A variação é a maior alta mensal desde setembro de 2003. Inicialmente, o instituto havia informado uma queda de 0,5% na produção das indústrias em setembro.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a produção das fábricas em outubro ficou 10,3% maior. Essa é a mais forte variação registrada, neste tipo de comparação, desde agosto de 2004.

De setembro para outubro, o aumento no nível de produção teve perfil generalizado, alcançando 20 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE.

"No corte por ramos industriais, a maior contribuição na média global veio de veículos automotores (7%), seguido por celulose e papel (8,8%)", informou o instituto em comunicado.

No ano, a produção industrial brasileira acumula alta de 5,9%. Nos últimos 12 meses, o avanço foi de 5,3%.

Nenhum comentário: