sexta-feira, 7 de março de 2008

Brasil tem diversas vantagens em biocombustíveis, diz Fitch

Reuters

07/03/2008

A Fitch divulgou, hoje, um relatório especial sobre combustíveis alternativos brasileiros, afirmando acreditar que as vantagens competitivas significativas do País e a crescente demanda mundial por combustíveis alternativos devem permitir que a indústria de biocombustíveis eleve a produção mundial e as exportações.

A consultoria diz que fatores essencias para a produção, como clima, geografia e condições geológicas, a abundância de terras disponíveis e o preço baixo dos terrenos, mão-de-obra barata e incentivos do governo demonstram as diversas vantagens competitivas das quais o Brasil desfruta e que devem permitir o crescimento de sua produção a baixos custos.

Além disso, para a Fitch, o aumento no uso de veículos bicombustíveis, assim como a necessidade crescente em escala mundial por gasolina misturada ao etanol, mostram as possibilidades de evolução contínua da indústria.

Durante 2008, a Fitch espera que os produtores brasileiros de etanol e açúcar continuem se desenvolvendo, enquanto os produtores de biodiesel podem enfrentar mais dificuldade, devido aos preços elevados da soja, principal matéria-prima para esse biocombustível.

"O desempenho dos produtores de açúcar e etanol deve melhorar gradualmente durante a temporada 2008/09, em razão de uma leve recuperação nos preços do açúcar, da elevação contínua das vendas de etanol e de uma participação maior no setor de energia", afirma, Revisson Bonfim, diretor do Latin America Corporates Group da Fitch, em nota.

"Os produtores de etanol podem eventualmente se beneficiar da oferta insuficiente de gás natural no curto e médio prazos".

Nenhum comentário: