segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Diretor paraguaio de Itaipu anuncia acordo com Brasil

Paraguai quer que Brasil pague mais pelo excedente energético produzido.Conteúdo do acordo deverá ser divulgado na segunda-feira (18).
Efe
18/08/2008
O diretor designado em Assunção da hidroelétrica de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli, anunciou neste domingo (17) que assinou com o futuro chefe do Brasil na usina, Jorge Samek, um acordo sobre as reivindicações do Paraguai.
"Estamos avançando, demos já passos importantes para o Paraguai", expressou Mateo Balmellí após referendar o documento nos escritórios de Itaipu na capital paraguaia, este fim de semana, segundo um comunicado da Assessoria de Comunicação da hidroelétrica.
O conteúdo do acordo, segundo o diretor será divulgado de forma detalhada na segunda-feira (18) em Assunção, durante um ato em que Mateo Balmelli assumirá oficialmente o cargo.
Mateo afirmo que o pacto visa "encaminhar as tão complicadas reivindicações para o país, com o objetivo de receber maiores lucros e de que a energia produzida por Itaipu possa chegar a todos os paraguaios."
O novo governo do Paraguai, presidido desde sexta-feira (15) pelo ex-bispo Fernando Lugo, reivindicou em 1º de agosto que o Brasil pague mais pelo excedente enérgico produzido pela parte paraguaia da usina, que os dois países compartilham no Rio Paraná.

Nenhum comentário: