segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Governo britânico pode nacionalizar banco e tentar vender ativos

Ministro das Finanças deve emitir comunicado nesta segunda (29).Tesouro busca 'resgate' do Bradford e Bingley por outras instituições.

Reuters
29/09/2008

O governo britânico deve nacionalizar a instituição concessora de hipotecas Bradford & Bingley e discute a venda de seus ativos e filiais, segundo a agência Reuters, que atribuiu a informação a "fontes do setor bancário".
O Tesouro está conduzindo negociações sobre o resgate do banco e informou neste domingo que as discussões continuam. Um comunicado completo será feito pelo ministro das Finanças, Alistair Darling, antes da abertura do mercado na segunda-feira.
O Tesouro gostaria de um resgaste pelo setor privado para a nona maior concessora de hipotecas da Grã-Bretanha, mas as concorrentes parecem não querer se tornar o "cavaleiro branco" em meio à crise de crédito global e o enfraquecimento do mercado imobiliário britânico.
A BBC informou que o B&B será nacionalizado e seus ativos de hipotecas serão fundidos com a Northern Rock, concessora de empréstimos nacionalizada em fevereiro.
O governo intermediou neste mês a aquisição do HBOS, o maior concessor de hipotecas da Grã-Bretanha, pelo concorrente Lloyds TSB e está intervindo novamente.
"Temos muito claro que os poupadores e correntistas comuns devem ser protegidos adequadamente e que eles serão parte do acordo que vamos determinar", disse à BBC o ministro do Tesouro, Yvette Cooper.
Cooper disse que as negociações ainda estão sendo encaminhadas, mas que o objetivo do governo é sustentar a estabilidade financeira do sistema bancário.
O B&B é o último banco atingido pela crise financeira global, que foi disseminada pelas perdas sobre hipotecas de má qualidade nos Estados Unidos e já fez vítimas instituições dos Estados Unidos e da Europa.

Nenhum comentário: