BBC Brasil
09/10/2008
Apesar de uma semana marcada pela desvalorização do real em relação ao dólar e por quedas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), "muitos economistas ainda acreditam que o Brasil vá sair relativamente ileso da crise financeira global", segundo o Financial Times.
O site do jornal traz, nesta quinta-feira, uma reportagem sobre os leilões realizados pelo Banco Central (BC) na quarta-feira para conter a desvalorização do real em meio ao que o Financial Times chama de "a onda mais forte de venda provocada por pânico em décadas" no Brasil.
Segundo o jornal, até esta semana, grande parte da queda nos ativos brasileiros vinha sendo causada pela retirada de dinheiro do Brasil por investidores estrangeiros tentando cobrir perdas em outros mercados, mas, nos últimos dias, os investidores locais também se juntaram ao "êxodo".
O Financial Times diz, no entanto, que os bancos brasileiros não estão tão vulneráveis quanto os americanos ou europeus.
"O setor bancário (do Brasil) passou por uma reestruturação promovida pelo governo nos anos 1990 e têm pouco da exposição a ativos de risco afetando os bancos americanos e europeus", diz o Financial Times, acrescentando que apenas cerca de 10% do crédito bancário no país é levantado fora do Brasil.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Brasil deve sair 'relativamente ileso' de crise, afirma FT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário