sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Venezuela, Argentina e Equador são mais vulneráveis à crise, diz 'Economist'

De acordo com a revista, dependência de commodities desses países é um problema.

BBC

03/10/2008

Um artigo na última edição da revista britânica The Economist diz que Venezuela, Argentina e Equador são os três países da América Latina mais vulneráveis a problemas decorrentes da atual crise econômica global.

O texto, intitulado Keeping their Fingers Crossed ("Mantendo os Dedos Cruzados", em tradução livre), alerta que o problema para esses países é que a crise está vindo acompanhada de uma diminuição no preço de commodities da qual dependem suas economias.

"Aqueles países que têm sido mais hostis ao capitalismo global parecem ser os mais expostos a suas mudanças de humor", diz o artigo.

"A Venezuela, que deixou de fabricar produtos que seus consumidores querem para importá-los pagando por eles com a renda do petróleo, parece estar particularmente vulnerável", continua a revista, se referindo à queda do preço do petróleo no mercado internacional.

"Cortar os gastos públicos é uma opção, mas não parece uma que ele (o presidente da Venezuela, Hugo Chávez) desejaria contemplar antes das eleições (estaduais e municipais) de novembro."

Nenhum comentário: