Rodrigo Postigo
28/11/2008
O nível de consumo dos brasileiros voltou a crescer no terceiro trimestre de 2008, mesmo com a crise econômica dando seus primeiros sinais no mercado local no mês de setembro. Segundo estudo da LatinPanel, o volume das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e produtos de limpeza comprado pelo lares brasileiros aumentou 2% em comparação ao mesmo período de 2007.
A empresa acompanha a evolução de 70 categorias nos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica e telecomunicações. No Brasil, mede semanalmente o consumo de 8,2 mil domicílios, o que representa 82% da população domiciliar e 91% do potencial de consumo do País.
Segundo a LatinPanel, o terceiro trimestre obteve bons resultados especialmente em função da classe AB, que expandiu suas compras, aumentando em 5% o volume consumido frente ao terceiro trimestre de 2007. Na classe DE, o crescimento foi de 2%.
As famílias da classe C mantiveram estagnado o volume de compras das cestas avaliadas pela LatinPanel no período.
A campeã do crescimento em valor foi a cesta de higiene e beleza, que registrou expansão de 5% no terceiro trimestre, no comparativo com igual período de 2007. A cesta de limpeza cresceu 3%, bebidas 2%, enquanto os alimentos ficaram estagnados.
No período acumulado do ano (janeiro a setembro), o consumo do brasileiro manteve-se estável, com uma média de 35 categorias de produtos. A cesta de alimentos registrou queda de volume da ordem de 2% e as demais registraram estabilidade.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Nível de consumo sobe 2% no terceiro trimestre, diz estudo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário