terça-feira, 9 de dezembro de 2008

IBGC terá certificação para conselheiro

Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados
09/12/2008
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) dará início, em fevereiro de 2009, a um programa de certificação de integrantes de conselhos de empresas. Os profissionais aprovados ganharão um selo da entidade, afirmou o presidente do IBGC, Mauro Rodrigues da Cunha, na abertura do 9 Congresso de Governança Corporativa, em São Paulo. Outra idéia do instituto é criar um banco de conselheiros, uma espécie de ferramenta de busca voltada às companhias interessadas em encontrar profissionais para compor seus conselhos.
Em palestra no congresso do IBGC, o professor Bernard Black, da Universidade do Texas, criticou o pequeno grau de independência dos membros dos conselhos das empresas brasileiras. Ele considera que a exigência de 20% dos integrantes serem independentes, prevista nas regras do Novo Mercado, é insuficiente.
Outro tema discutido no evento foi o uso das "poison pills", mecanismos que procuram dificultar a mudança no controle nas companhias abertas. O presidente da Totvs, Laércio Cosentino, defendeu a adoção de regras, "desde que não inviabilizem bons negócios".

Nenhum comentário: