terça-feira, 3 de março de 2009

Número de turistas cresce 20% entre janeiro e fevereiro

Terra / Laryssa Borges
03/03/2009
Apesar da crise financeira mundial, o número de turistas entre janeiro e fevereiro no Brasil cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano passado, divulgou nesta segunda-feira o Ministério do Turismo. Embora o governo não disponha do valor absoluto, a estimativa de 20% apresentada pelo Ministério é resultado das altas na taxa de ocupação de hotéis e cruzeiros e do maior volume de venda de passagens aéreas e de ônibus nos dois primeiros meses do ano.
No período, o segmento de locação de veículos teve alta de 40%; as operadoras de turismo conseguiram vender 15% a mais de pacotes; e os vôos domésticos cresceram 10%.
Enfrentando recessão em seus países de origem, turistas europeus e americanos desembarcaram em menor proporção no Brasil, ao passo que os sul-americanos, em especial argentinos e chilenos, aproveitaram a proximidade das praias brasileiras para passar a temporada.
"Os destinos brasileiros estão melhor que no passado. Houve investimentos na área de qualificação, além da desvalorização cambial do real frente ao dólar. Tudo isso torna o 'produto Brasil' muito mais competitivo", explica o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
O turista brasileiro, também em função das sucessivas altas do dólar, deixou de buscar destinos no exterior para viajar pelo próprio País. "O dólar desmotivou o brasileiro a viajar para fora", diz Barretto. Dados do Banco Central (BC) indicam que o gasto de brasileiros no exterior caiu 23,8% em janeiro de 2009 na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Nenhum comentário: