quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comércio tem pior Dia das Mães desde 2002

Gazeta Mercantil/Caderno C / Valéria Serpa Leite
13/05/2009
A segunda melhor data de vendas para o varejo, o Dia das Mães, teve este ano seu pior resultado desde 2002. O indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio mostra que a data comemorativa cresceu 1,9% nas vendas do comércio na semana do Dia das Mães (entre 4 e 10 de maio), em relação à data do ano passado, contra um crescimento de 1% em 2002. "Não foi uma surpresa", afirma o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida.
Com uma base de comparação alta - o Dia das Mães do ano passado registrou um crescimento de 7,7% - e em um momento de crise, o resultado já era esperado, afirma o economista. O desempenho mais baixo já tinha sido apontado por varejistas na Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial.
Apesar disso, na avaliação de Almeida, o desempenho não deve ser encarado como uma prévia do que serão as vendas do varejo no ano. "As expectativas ainda são de um primeiro semestre pior e um segundo semestre de recuperação; dois momentos distintos", diz, sem arriscar, no entanto, fazer uma previsão para o desempenho do varejo em 2009. "Existe uma sensação de que há sinais de melhora, mas não me arrisco a dizer se o ano vai ser positivo ou negativo", afirma.
Na cidade de São Paulo, as vendas do comércio na semana do Dia das Mães registram um desempenho um pouco melhor que a média do País: cresceram 2,1% em relação ao ano de 2008.

Nenhum comentário: