Terra
24/07/2009
O consumo de energia elétrica no Brasil deve cair entre 0,5% e 1% em 2009 comparado a 2008, e não subir 1,2% como previa anteriormente a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), depois de resultados piores do que o previsto no primeiro semestre.
A revisão da empresa ligada ao Ministério de Minas e Energia foi divulgada nesta quinta-feira junto com o consumo de energia de junho, que caiu 2,9% contra igual mês do ano passado, totalizando 31.147 gigawatts-hora. No semestre, a queda foi de 2,7%.
A EPE informou que a queda foi puxada principalmente pela indústria, que em junho registrou recuo no consumo da ordem de 10,5% ante igual mês do ano passado e acumulou no semestre retração de 11,4%.
"A indústria é o segmento responsável pela retração do consumo de energia elétrica no país, refletindo o desempenho da atividade no setor secundário, afetado pela crise financeira internacional", avaliou em relatório.
Segundo a EPE, o resultado foi intensamente afetado, por exemplo, pelo consumo na cadeia da metalurgia básica - desde a extração do minério de ferro até a produção do gusa e de ferro-ligas e, ainda, a siderurgia.
"A grande incerteza que cerca o comportamento do consumo de energia elétrica está no segmento industrial, até agora o mais afetado pela crise", afirmou a EPE.
O setor comercial teve um consumo 5,8% maior em junho e alta acumulada de 6% no semestre, enquanto o residencial subiu 3,6% e 5,5%, respectivamente.
"O desempenho da categoria (comercial) é disseminado em todas as regiões, ora justificado pelo setor hoteleiro (turismo de negócios e de lazer), ora pelo comércio varejista ou, ainda, relacionado à modernização do comércio e do setor de serviços em geral", explicou a EPE.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Consumo de energia no País recua 2,7% no primeiro semestre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário