quarta-feira, 29 de julho de 2009

Iasb divulga emendas ao IFRS 1, para primeira adoção das novas regras

Agência Estado
29/07/2009
O Iasb também divulgou, no dia 23 de julho, emendas ao IFRS 1, que é a regra internacional de contabilidade a ser seguida pelas empresas que estão adotando o sistema pela primeira vez. Funciona como um guia para a primeira adoção. O objetivo é assegurar que as empresas não tenham custos ou esforços indevidos no processo de transição para adoção dos IFRSs.
As mudanças isentam empresas que utilizam método de contabilidade a custo total de aplicação retrospectiva dos IFRSs para ativos de óleo e gás. Também isentam empresas com contratos de leasing existentes de reavaliar a classificação desses contratos de acordo com o IFRIC 4 (que determina quando um negócio contém leasing) quando a aplicação de seus requisitos nacionais de contabilidade produz o mesmo resultado.
O Iasb diz em nota à imprensa que realizou as mudanças após considerar respostas a um relatório publicado em setembro de 2008. A maioria dos que responderam deu suporte às propostas. Os comentários sobre setores de tarifas reguladas, anteriormente incluídos nesse material, foram destacados e entram em audiência separada em função do grande número de questionamentos.

Nenhum comentário: