sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Energia pode testar relações entre Brasil e Paraguai, diz "Le Monde"

Folha Online
15/08/2008
A questão energética e a presença dos brasiguaios podem colocar as relações entre o Brasil e o Paraguai "à prova", afirma uma matéria publicada na edição desta sexta-feira do jornal francês Le Monde. De acordo com o diário, a energia é, ao lado da pobreza, um dos principais desafios do novo presidente paraguaio, Fernando Lugo, que toma posse nesta sexta-feira em Assunção.
"Ao reivindicar a 'soberania energética' de seu país, Lugo pede uma revisão do tratado que rege a hidrelétrica de Itaipu, que o Paraguai compartilha com o Brasil", diz o jornal.
Segundo o Le Monde, os paraguaios utilizariam apenas 12% da energia produzida pela hidrelétrica binacional, mas teriam "a obrigação de vender o excedente aos brasileiros a um preço bem inferior ao do mercado". O diário destaca ainda a posição das autoridades brasileiras, que estariam dispostas a discutir o preço da eletricidade, mas rejeitam uma revisão do tratado antes de 2023.
O Brasil paga ao Paraguai cerca de US$ 45 por megawatt hora. Na composição do preço estão incluídos itens como juros da dívida, royalties e custos de operação. Do total, aproximadamente US$ 2,80 correspondem à compensação pela cessão de energia não utilizada pelo Paraguai. É esse valor que os paraguaios querem aumentar.

Nenhum comentário: