sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Novo Mercado discutirá melhorias em regulamentação em 2009

Rodrigo Postigo
15/08/2008
O presidente do Conselho de Administração da BM&F-Bovespa, Gilberto Mifano, afirmou nesta quinta-feira (14) que as regras pertencentes ao Novo Mercado serão revisadas em 2009. A declaração preencheu discurso proferido no 5º Seminário Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimentos) de Direito do Mercado de Capitais, em São Paulo.
"Teremos novos avanços de auto-regulação, visando aperfeiçoar os requisitos básicos de governança", destacou o executivo. Atualmente com 113 empresas, o Novo Mercado representa a categoria da Bovespa que inclui as melhores práticas de governança corporativa.
Sem estipular prazo de conclusão dos estudos, Mifano salientou que tudo será implementado com transparência, e com o objetivo de promover um comprometimento "diário" de excelência em governança por parte das empresas. A adoção ao Novo Mercado é um procedimento amplamente difundido no processo de IPOs (Oferta Pública Inicial) da Bolsa brasileira.
Em 2006, já foram realizadas alterações no regulamento. À época, a principal mudança referiu-se ao Conselho Administrativo, por meio da exigência de que 20% dos membros do conselho seja independente, ou seja, não podem estar vinculados às companhias e aos controladores.

Nenhum comentário: