AFP
17/03/2009
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira um plano para abrir o mercado de crédito para as pequenas e médias empresas (PME), cujo dinamismo é considerado vital para a economia americana. O Tesouro destinará até US$ 15 bilhões para a compra de títulos atrelados a empréstimos concedidos às PME.
A medida vai permitir que os emissores destes papéis possam conceder novos créditos a empresas que estejam em condições de reembolsá-los, indicou a Casa Branca em comunicado.
O presidente Barack Obama disse que a medida foi adotada em resposta a uma situação na qual os "proprietários de pequenas empresas enfrentam graves dificuldades, embora dirijam negócios rentáveis, pois suas linhas de crédito estão fechadas".
"Este será somente o primeiro passo de um esforço contínuo para garantir que as pessoas vão obter o crédito de que precisam", disse.
Com esta iniciativa, o Tesouro complementa as medidas adotadas pelo Federal Reserve para que as entidades de crédito possam se refinanciar com mais facilidade, reduzindo suas restrições às PME, muitas das quais estão sufocadas pela crise do crédito.
Geithner pedirá, além disso, aos bancos que se comprometam mais com as PME, segundo funcionários do Tesouro.
Ele também deve impor aos 21 principais bancos que tenham recebido ajuda estatal a publicação de uma prestação de contas mensal de suas atividades de empréstimos, e pedirá o mesmo, mas trimestralmente, a todos os demais bancos, segundo as mesmas fontes.
terça-feira, 17 de março de 2009
EUA anunciam plano de US$ 15 bi a pequenas e médias empresas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário