Valor Online
17/03/2009
Em tempos em que as empresas realizam cortes de custos com publicidade, a divulgação online ganha mais espaço e se mostra resistente à crise. Dados divulgados hoje pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), associação das companhias de mídia interativa, mostraram que o investimento publicitário em mídia online cresceu 44% no Brasil em 2008, ante o ano anterior.
Esse avanço da internet no mercado de divulgação resultou em um montante investido de R$ 760 milhões no período. A pesquisa evidenciou ainda uma continuidade desse crescimento, com estimativas de avanço de 30% em 2009, sobre o ano passado. "Acreditamos em um faturamento de R$ 987,1 milhões neste ano, mesmo considerando os possíveis efeitos da crise", afirmou Guilherme Ribenboim, presidente do IAB.
A entidade informou que, em 2008, a participação da Web no total dos investimentos publicitários foi de 3,5%, mas em 2009, deve passar a 4,2%. "Os números do ano passado são positivos, mas acreditamos que estão aquém do potencial e das oportunidades que a internet oferece no país", enfatiza Ribenboim.
Ele explica que, em períodos de restrições de recursos, a publicidade online se mostra como uma oportunidade ainda maior, por ter um baixo custo e gerar um bom retorno, dada sua forte abrangência. "A rede é o segundo maior veículo em cobertura no Brasil, ficando atrás apenas da televisão", completa o presidente da associação.
O levantamento do IAB, em conjunto com o Ibope Nielsen Online, comprova este sucesso da internet que, no ano passado, registrou uma audiência de 62,3 milhões de brasileiros. "A classe C é a que mais se destaca neste sentido, com 39% de seus componentes já tendo acesso à rede", afirma Fabia Georgetti Juliasz, diretora executiva de negócios para América Latina do Ibope Media. Segundo ela, nas classes A e B, este percentual fica em 76% e, nas D e E, 21% das pessoas têm acesso online. "Até o fim de 2009, a penetração da internet na classe C deve chegar a 45%", completa Fabia.
terça-feira, 17 de março de 2009
Investimento publicitário na internet cresce 44% em 2008, diz IAB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário