InvestNews
17/03/2009
O Mercado Eletrônico (www.me.com.br), focado em transações entre empresas pela internet, encerrou 2008 com R$ 40 bilhões em volume movimentado, o que significa um crescimento de 14% em relação aos R$ 35 bilhões em 2007. No faturamento, a companhia obteve um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.
O desempenho é resultado do aumento pela procura de serviços, como o Outsourcing (terceirização de compras), que somou à carteira do Mercado Eletrônico um número de clientes 52% maior em relação ao de 2007. A companhia registrou um acréscimo de 109% no volume total de compras para esses clientes, obtendo uma economia média de 12,4% nas negociações. Além disso, o portal tem acordos de nível de serviço (Service Level Agreements - SLAs) com os clientes, que garantem segurança e oferecem maior controle às aquisições das companhias.
Outro destaque de 2008 foi o Sourcing (metodologia de negociação que analisa cada categoria de compra para obter o menor custo de aquisição), juntamente com negociações realizadas por meio do Leilão Reverso (ferramenta de negociação eletrônica na qual o comprador estipula o preço máximo a ser pago pelo produto e os fornecedores disputam pelo melhor lance). Em relação a 2007, o Mercado Eletrônico aumentou em 16% o número de processos de compras realizados por meio desses serviços. Já o Spend Analysis (serviço que possibilita identificar e priorizar oportunidades de ganho em suprimentos por meio da classificação dos gastos por categoria de compras e do mapeamento dos respectivos processos de aquisição de uma empresa) cresceu 22%.
Segundo o presidente do Mercado Eletrônico, Eduardo Nader, o resultado positivo vem igualmente das soluções de e-procurement e colaboração, que possibilitam significativas reduções de custos, aumento da produtividade dos profissionais e amplo controle e gestão dos processos. 'O avanço dos serviços do Mercado Eletrônico está alinhado com a estratégia da empresa, cujo objetivo é ampliar significativamente o volume de negócios por meio do atendimento personalizado às empresas e, consequentemente, garantir a satisfação do cliente', revela Nader.
Tal resultado deve-se também à aquisição da Pakprint, em agosto do ano passado. Com a sinergia entre as empresas, o Mercado Eletrônico proporcionou aos clientes que atuam no setor de papel e celulose uma ampla oferta de serviços de supply chain management (gestão da cadeia de suprimentos). Soma-se a tudo isso o desempenho da companhia no mercado europeu, em quase dois anos após a aquisição da Fórum B2B, e-marketplace do Grupo EDP - Energias de Portugal, líder português no setor de energia, e da Galp Energia - Petróleos e Gás de Portugal, principal empresa integrada de produtos petrolíferos e gás natural desse país. Nesse período, o Mercado Eletrônico conquistou clientes de segmentos como automotivo, hospitalar, industrial, agro-químicos, entre outros, por meio da ampliação da oferta de soluções e serviços e também pela agilidade no atendimento à clientela.
Para 2009, Nader espera que os serviços e as soluções tecnológicas oferecidas pela companhia, aliados à excelência no atendimento ao cliente, sustentem um crescimento anual de 18% sobre o resultado obtido no ano passado em valores transacionados e outros 32% no faturamento. 'O compromisso que temos com nossos clientes é promover, a partir da utilização de nossos serviços e soluções, uma melhor gestão dos processos, com segurança, simplicidade e economia e, com isso, favorecer as atividades estratégicas nas áreas de supply chain. Um departamento de compras bem estruturado proporciona ganhos expressivos às companhias, com a redução de custos e a melhora do relacionamento entre os clientes e seus fornecedores', completa o executivo.
Números do Mercado Eletrônico (crescimento de 2008 em relação a 2007)
terça-feira, 17 de março de 2009
Mercado eletrônico cresce 30% e movimenta R$ 40 bi
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