segunda-feira, 9 de março de 2009

FMI pede aumento de regulação e mais estímulo fiscal em 2010

EFE
09/03/2009
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aconselhou os governos a estenderem a regulação financeira a setores não controlados e a prepararem programas de estímulo fiscal para 2010, já que a crise será mais longa do que o previsto.
A entidade multilateral de crédito também constatou o agravamento das condições econômicas nos últimos meses e agora acha que a situação só começará a melhorar em 2010. Por isso, engoliu sua preocupação quase genética com os déficits orçamentários e recomendou aos países que têm condições que gastem mais.
"Levará muito tempo até que o crescimento potencial volte ao nível normal. Portanto, temos que pensar em fazer os impulsos fiscais durarem bastante", disse em entrevista coletiva Olivier Blanchard, economista-chefe do órgão.
Em 2009, grande parte dos países abrirá os cofres públicos para oferecer ajuda e tentar reativar a economia, mas alguns terão pouco para gastar em 2010, destacou Blanchard.
"Neste momento, os governos deveriam estar pensando mais em 2010 e talvez em 2011", declarou o economista francês, para quem o melhor estímulo são os projetos de infraestrutura, que demoram algum tempo para serem implementados.

Nenhum comentário: