quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Nova comissária da UE vai manter Mercosul na geladeira

Rodrigo Postigo
23/10/2008

Aprovada nesta quarta-feira pelo Parlamento Europeu para substituir Peter Mandelson na pasta de Comércio da Comissão Européia (o órgão executivo da União Européia), a baronesa britânica Catherine Ashton já deixou claro que as negociações para um acordo entre a União Européia e o Mercosul continuarão dependendo da conclusão da Rodada de Doha durante seu mandato.
"Estou disposta a retomar as negociações com esse grupo de países, mas temos que ver primeiro o que acontece com Doha", disse Ashton aos deputados durante uma sabatina de três horas nesta semana.
Lançadas em 1999, as negociações entre a União Européia e o Mercosul não avançam desde 2004 devido a impasses nos capítulos industrial e agrícola.
Ainda assim, Ashton descarta a possibilidade de optar por uma negociação bilateral com o Brasil, que muitos parlamentares europeus consideram mais vantajosa e mais fácil de ser concluída.
Segundo a nova comissária, "é importante trabalhar estreitamente com o Brasil", mas dentro das negociações com o Mercosul, "que é claramente a forma como (o país) prefere fazer".

Nenhum comentário: