sexta-feira, 28 de março de 2008

Pesquisa mostra que 82% consideram aprovação da reforma tributária importante

Folha Online / Gabriela Guerreiro

28/03/2008

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira mostra que 82% dos brasileiros consideram importante a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional. Apenas 13% dos entrevistados consideram que o tema não é importante para o país, enquanto outros 5% não opinaram.

Entre os entrevistados, 31% consideram que os brasileiros vão pagar menos impostos caso a reforma seja aprovada pelo Congresso. Outros 32% avaliam que a carga tributária continuará a mesma apesar das mudanças, enquanto 25% acreditam que os brasileiros vão pagar mais impostos com a reforma.

A maioria dos brasileiros, segundo a pesquisa, considera que a economia vai permanecer como está mesmo que o Congresso aprove modificações no sistema tributário nacional. Já 32% dos entrevistados acreditam que haverá aceleração do crescimento econômico com a reforma, contra outros 14% que apostam na retração econômica com a reforma.

Na expectativa de impacto da aprovação da reforma tributária, 35% dos entrevistados afirmaram que as mudanças vão ampliar a geração de empregos no país. Outros 35% acreditam que tudo ficará como está, enquanto 18% apostam no aumento do desemprego se a reforma for aprovada no Congresso.

O consultor da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Amauri Teixeira, disse que o comportamento da população diante da reforma tributária também explica o índice de 60% de rejeição à política de impostos do governo federal registrado pela pesquisa --motivo que leva a maioria dos entrevistados a apoiar a aprovação da reforma pelo Congresso.

Nenhum comentário: