sexta-feira, 18 de julho de 2008

Voto de vice presidente derruba lei de impostos na Argentina

BBC Brasil / Marcia Carmo
18/07/2008
Com um voto de Minerva, o vice-presidente da Argentina e presidente do Senado, Julio Cobos, derrubou, nesta quinta-feira, o projeto de lei do governo da presidente Cristina Kirchner que previa o aumento dos impostos às exportações de grãos.
O voto de Cobos foi decisivo após um empate de 36 votos a favor e 36 contra à medida que gera, desde março, uma longa disputa entre o governo e produtores rurais.
No fim de uma votação que durou 18 horas, coube a ele o voto de minerva.
"É o dia mais difícil da minha vida", disse Cobos. "O país está partido e todos estão preocupados. A história me coloca nessa situação. Quero que o governo de Cristina, meu governo, seja o melhor de todos. Mas devo decidir com minhas convicções. O povo pede uma solução para viver em paz", disse o vice-presidente.
Cobos acredita que sua decisão não colocará o governo em risco.
"Há quem diga que devo acompanhar o governo para não colocar a institucionalidade em risco. Mas meu coração diz outra coisa. E não acho que isso coloque o governo em risco. Acho que a presidente vai me entender. A história me julgará, não sei como. Peço a presidente que busque outro projeto", declarou.
Esta é a primeira derrota do kirchnerismo, grupo político que governa o país há cinco anos.

Nenhum comentário: